HES planta ipê branco para comemorar 15 anos

Autor: eiji

O Hospital Estadual Sumaré Leandro Franceschini (HES-Unicamp) comemorou 15 anos de existência. Desde o início de suas atividades, foram efetuadas quase 150 mil cirurgias, além de 38 mil partos e mais de 1 milhão de atendimentos. Para marcar a data aconteceu nesta segunda-feira (21-09), o plantio de um ipê branco na área de convivência do Centro de Ensino e Pesquisa (CEP) do hospital. Além dos convidados, o filho e o neto de Leandro Franceschini participaram do plantio.

A celebração continuou no anfiteatro do CEP, com um evento de homenagem aos funcionários, que teve a presença da prefeita de Sumaré, Cristina Carrara; do diretor da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) , Ivan Toro; do diretor do HES, Luiz Roberto Lopes; do coordenador do Núcleo dos AMES, Lair Zambon e do vereador Rubens Chapam, no ato representando a Câmara de Vereadores da cidade.

Lastreado por um patamar de excelência, o HES-Unicamp segue parâmetros internacionais de qualidade, como o estabelecido pela certificação de Acreditação Nível 3 da ONA e a Acreditação canadense conquistada em 2012. A certificação internacional é concedida pelo Canadian Council for Health Services Accreditation (CCHSA) e o HES-Unicamp foi o primeiro do interior do país a conquistar o título.

Para o diretor-superintendente, Luiz Roberto Lopes, o hospital está sempre orientado por uma das mais importantes universidades do país, na incessante busca da qualidade e da competência. ” Sem nenhum conflito de interesse que não outro, o do melhor ensino, da melhor assistência, do melhor uso dos recursos públicos respaldam o hospital como um dos melhores do País, fora do eixo das grandes capitais”, destaca.

Já para o ex-diretor-superintendente por 12 anos, Lair Zambon, é seguro ao afirmar que o HES-Unicamp é plenamente reconhecido pelos usuários. “Nós inauguramos este hospital com muitas incertezas, e mesmo com todas as certificações nacionais e internacionais que recebemos, uma das maiores alegrias foi ter sido reconhecido em 2003 como o 5º melhor hospital do País avaliado, sem nenhuma interferência, por usuários do SUS, o que mostra que todo o esforço valeu a pena”.

Na avaliação do diretor da FCM, Ivan Toro, o HES-Unicamp é indispensável para a formação dos nossos alunos e residentes. “Parte da minha formação médica eu tive aqui na Unicamp e como diretor da FCM, não posso deixar passar em branco a importância que o HES tem na formação acadêmica da Unicamp. Nosso desejo é aumentar ainda mais a participação, para a formação de um hospital universitário de alta qualidade”, disse Toro.

O representante da Câmara dos Vereadores de Sumaré, vereador Rubens Chapan, falou sobre as muitas turbulências do hospital até sua inauguração com muito êxito. “Sou munícipe de Sumaré há 40 anos e quando se fala das certificações que o hospital possui, é preciso lembrar do trabalho de todos os colaboradores, que com dedicação e respeito alcançaram esse resultado de qualidade para a população”.

A prefeita da cidade, Cristina Carrara, recordou a luta da cidade pela chegada do hospital há cerca de vinte anos. “Hoje Sumaré tem orgulho de ter este hospital e a Unicamp na cidade. E toda estrutura funciona, pois tem uma equipe dedicada e comprometida. E a região toda parabeniza pelos 15 anos, pois a população pode contar com um atendimento de qualidade”, conclui.

Ao final o diretor Luiz Roberto Lopes anunciou a frase vencedora de uma campanha interna relacionada ao evento: “HES 15 anos construindo história na saúde, ensino e pesquisa”. A autora foi a enfermeira Evelyn Cabral de Mattos, da Central de Material Esterelizado – CME, funcionária desde 2007.

Participaram do evento de 15 anos do HES-Unicamp, o professor Roberto Teixeira Mendes, diretor associado da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp; Luis Otávio Sarian, diretor executivodo Hospital da Mulher/Caism Unicamp; o professor Nelson Andreollo, coordenador do Gastrocentro; a professora Eunice Hirata, coordenadora do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Piracicaba; a chefe e a vice do Departamento de Pediatria da FCM, professoras Maria de Lurdes Zanolli e Mariana Zambon; Fábio Mitsuushi, representante do professor Carlos Arieta e Denise Fornazieri; Sarah Monte Alegre, professora do Departamento de Clínica Médica; Fauzia Raiza, Secretária de Saúde de Sumaré; Danilo Godoy, assessor parlamentar dos deputados Vanderlei Macris e Cauê Macris e João Lage, assessor de imprensa da deputada Célia Leão.

Caius Lucilius com Gabriela Troian