HES será o primeiro do país a conquistar a Acreditação Hospitalar Nível 2

O HES-Unicamp está a um passo de conseguir mais um fato inédito para um hospital público de perfil universitário no […]

Autor: admin

O HES-Unicamp está a um passo de conseguir mais um fato inédito para um hospital público de perfil universitário no Brasil: A conquista do nível 2 (Plena) da Certificação de Acreditação Hospitalar. No final do ano passado, o hospital conquistou a certificação expedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), entidade credenciada pelo Ministério da Saúde. A acreditação  nível 2 do HES – o oitavo no país – assegura aos usuários a excelência na qualidade da assistência à saúde.

A Acreditação nível 2  é a outorga de um certificado de avaliação que expressa a conformidade com um conjunto de padrões previamente estabelecidos. Para conquistar a Acreditação Plena, o Hospital Estadual Sumaré demonstrou manter-se atualizado em diversas áreas, sempre buscando uma interação harmônica entre as áreas médica, tecnológica, administrativa, econômica, assistencial, ensino e de pesquisa. Trata-se um processo mais educativo e informativo do que fiscalizatório, com um processo de mudança gerencial centrado no usuário e nos processos internos.

Por ser um hospital que nasceu moderno e com filosofia de funcionamento diferenciada, a diretoria do HES-Unicamp optou pela Acreditação Hospitalar por ser uma conquista que faltava à instituição. Logo no início das atividades de Acreditação, um diagnóstico realizado pela empresa Qualisa, credenciada pela ONA, revelou os pontos forte em todos os setores do HES-Unicamp onde não foram encontradas não conformidades graves.

O Programa de Acreditação Hospitalar estabelece três níveis: 1º segurança na estrutura física, sanitária e de capacitação profissional; 2º processos no fluxo de trabalho e o terceiro nível estabelece a melhoria do atendimento. A ONA é reconhecida formalmente pelo Ministério da Saúde como entidade competente para o desenvolvimento do processo de acreditação hospitalar. Juntos habilitam empresas acreditadoras e expedem a certificações dos hospitais.

Veja mais em: