HES pode ser o primeiro hospital público no País a conseguir a Acreditação Hospitalar

A conquista da Certificação de Acreditação Hospitalar. A certificação expedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e Ministério da Saúde […]

Autor: Caius

A conquista da Certificação de Acreditação Hospitalar. A certificação expedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e Ministério da Saúde tem o objetivo de garantir a qualidade da assistência prestada em hospitais nacionais dentro do Programa Brasileiro de Acreditação Hospitalar, iniciado em 1992 com apoio da OPAS. Além de ampliar a segurança e qualidade no atendimento de saúde, a Acreditação Hospitalar possibilita aos hospitais certificados a redução de custos. Hoje só existem no País 15 hospitais acreditados sendo três em São Paulo, todos privados.

O interesse pela acreditação hospitalar no HES surgiu há cinco meses. Na ocasião, lembra Dra. June Barreiros Freire, coordenadora do Núcleo de Saúde Pública/Qualidade Hospitalar houve uma apresentação para todos os chefes de serviço do HES que demonstraram interesse pelo programa. Em seguida, um diagnóstico realizado pela ONG Qualisa, credenciada pela ONA, revelou os pontos forte em todos os setores do HES e as não conformidades. “Não foram encontradas não conformidades graves”, diz June Freire.

Após o diagnóstico realizado em dois dias, foi criada uma comissão por sugestão da Qualisa que é coordenada pela por June Freire e integrada pela médica Maria Paula Aranalde e Claudia Silene Monegati. Há três meses começou o processo de discussão das não conformidades nas 38 grandes áreas identificadas no hospital. “É um processo mais educativo e informativo do que fiscalizatório, e, acima de tudo um processo de mudança gerencial centrada no usuário e nos processos internos”, explica June Freire.

O Programa de Acreditação Hospitalar estabelece três níveis: 1º segurança na estrutura física, sanitária e de capacitação profissional; 2º processos no fluxo de trabalho e o 3º nível estabelece a melhoria do atendimento. “Hoje existe uma grande mobilização dos funcionários do HES, inclusive da Diretoria”, diz June. Segundo ela, um dos procedimentos rotineiros da comissão é a visita diária em todos os locais que apresentam dificuldades de adequação as normas da acreditação, além da realização de reuniões mensais que reforçam as ações.

Organização Nacional de Acreditação (ONA) é reconhecida formalmente pelo MS como entidade competente para o desenvolvimento do processo de acreditação hospitalar, que juntos habilitam empresas acreditadoras e expedem a certificação dos hospitais. A Acreditação Hospitalar reconhece formalmente a competência dos hospitais em atender os objetivos sempre priorizando a qualidade. A avaliação da Qualisa e do MS no HES será no final deste mês de setembro.

Caius Lucilius