Começa nesta quarta-feira (12/11), a 1ª Virada Esportiva do Hospital Estadual Sumaré (HES-Unicamp), que contempla uma série de atividades programadas, como sessões de ginástica laboral, aula de dança, palestras e uma caminhada no encerramento do evento, dia 15/11. O objetivo é trabalhar fundamentos da qualidade de vida dos colaboradores da instituição.
A proposta foi viabilizada pelo Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) que promove e gerencia atividades do programa “Viva a Vida”, há 4 anos no HES. O objetivo do projeto é acompanhar os funcionários com problemas de saúde, como colesterol e glicemia, além de promover encontros para discutir assuntos com a comunidade do hospital. “A virada veio para reforçar o trabalho que já é realizado com os funcionários”, explica Ana Camila C. Olivatto, gerente de RH do HES-Unicamp.
Na quarta-feira (12), acontece a abertura da Virada, com apresentação de um grupo de balé do município e uma dupla de funcionários dançando forró. Na quinta-feira (13) uma fisioterapeuta do hospital dará orientações sobre exercícios de ginástica laboral. No mesmo dia serão disponilizadas atividades lúdicas, como amarelinha e pula corda, no jardim interno do hospital aos colaboradores que desejarem uma descontração.
A sexta-feira (14) começa com palestra sobre exercícios físicos, seguida por uma aula de zumba (técnica que une dança e exercícios aeróbicos), orientada por dois funcionários do HES, que são proprietários de uma academia no município. No sábado (15) as atividades se encerram com a caminhada que reunirá todos às 8h, em frente ao hospital. Squeeze, água e banana serão distribuídos no início.
Saindo da Avenida da Amizade, o grupo seguirá até a portaria do Bairro Villa Flora Sumaré e posteriormente fará o trajeto pela Avenida das Palmeiras Caryotas, Avenida Ipê Roxo e Alameda dos Bambus. Na Praça da Música, haverá um ponto de apoio com distribuição de água e pausa para recuperação.
O retorno se dará pelo trajeto inverso, que se encerra no próprio HES. A orientação é de que os participantes usem roupas leves, confortáveis, tênis e evitem levar peso. O Projeto também contou com a colaboração da médica do trabalho Catarina Bezerra de Oliveira e do engenheiro de segurança do trabalho (SESMT), Rosbake Rubens de Macedo.
Caius Lucilius com Caroline Roque