HES promove I Oficina de Segurança do Paciente

Cuidado limpo, cirurgia segura, segurança no uso de materiais hospitalares, identificação do paciente, comunicação e passagem de plantão, segurança medicamentosa […]

Cuidado limpo, cirurgia segura, segurança no uso de materiais hospitalares, identificação do paciente, comunicação e passagem de plantão, segurança medicamentosa e classificação de risco. Estes foram os temas debatidos entre 74 profissionais de saúde durante I Oficina de Segurança do Paciente que integra as reuniões da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente – REBRAENSP, que ocorrem no Hospital Estadual Sumaré.

Participaram do encontro, que aconteceu no dias 29 e 30 de junho, representantes de 12 instituições hospitalares e de ensino (públicas e privadas) e de secretarias de Saúde dos municípios da microrregião de Sumaré e instituições de Campinas e Limeira. O principal objetivo, diz Audrey C. R. Quintas Rippel, gerente de Enfermagem do HES, é a troca de informações em iniciativas, avanços e inovações sobre segurança do paciente, por meio da REBRAENSP.

Segundo a gerente de Enfermagem os temas estão relacionados aos dois desafios globais lançados pela Organização Mundial da Saúde – OMS neste ano. O primeiro, com o tema “Uma Assistência Limpa é Uma Assistência Mais Segura”, está focado nas ações de melhoria da higienização das mãos em serviços de saúde. O segundo desafio, sob o lema “Cirurgias Seguras Salvam Vidas”, está relacionado às ações de melhoria dos procedimentos cirúrgicos. Dados da OMS, apontam que cerca de 234 milhões de pacientes são operados por ano em todo o mundo. Destes, um milhão morre em decorrência de infecções hospitalares e sete milhões apresentam complicações no pós operatório.

A REBRAENSP tem o objetivo disseminar e sedimentar a segurança nas organizações de saúde, escolas, universidades, programas e organizações não governamentais com intuito de prevenção de danos e de fortalecimento das ações na assistência ao paciente. Está presente em todo país constituída de membros reunidos em Pólos e Núcleos Regionais.