HES promove seu I Encontro de Fisioterapia

O HES realiza no próximo dia 30 de agosto, no anfiteatro da instituição, o I Encontro de Fisioterapia. O evento […]

Autor: admin

O HES realiza no próximo dia 30 de agosto, no anfiteatro da instituição, o I Encontro de Fisioterapia. O evento abordará temas relacionados á fisioterapia respiratória como técnicas de ventilação mecânica invasiva e não-invasiva em crianças e adultos, insuficiência respiratória aguda, oxigenoterapia, além de algumas diretrizes que regulamentam a prática profissional.

De acordo com uma das organizadoras do evento, Juliana Nalin de Souza Passarini, as atividades de fisioterapia respiratória são essenciais para uma rápida reabilitação de pacientes acometidos por doenças agudas ou crônica-agudizadas, pré e pós-cirúrgicos. “É essencial para minimizar o tempo de internação hospitalar, a ocorrência de infecção respiratória, dentre outras complicações”, esclarece Passarini.

De acordo com a gerente de apoio assistencial e também fisioterapeuta, Ivete Saad, a fisioterapia respiratória no Brasil surgiu na década de 70 com os primeiros profissionais atuando em pacientes cirúrgicos. “Nos anos 80 houve em grande crescimento destes profissionais na terapia intensiva, enfermarias e reabilitação pulmonar”, ressalta Saad.

As atribuições do fisioterapeuta ficaram cada vez mais objetivas e este fato se consolidou com a criação das sociedades. A primeira, diz, foi a Sociedade Brasileira de Fisioterapia Respiratória e Terapia Intensiva fundada em 1986. Simultaneamente apareceram as legislações e diretrizes do Ministério da Saúde valorizando a importância do fisioterapeuta 24 horas junto à equipe multiprofissional.

A fisioterapia respiratória utiliza estratégias, meios e técnicas de avaliações e tratamento, com o objetivo de otimizar o transporte de oxigênio, facilitar o clearance mucociliar, prevenir, reverter ou minimizar disfunções ventilatórias, promovendo a melhor funcionalidade e qualidade de vida dos pacientes.

De acordo com Juliana Nalin de Souza Passarini o objetivo do evento é de promover atualização temática, para profissionais e alunos, na assistência ventilatória do paciente adulto e infantil. “Queremos também proporcionar discussões e aprofundamento dos conhecimentos, agregando a teoria à prática da ventilação mecânica especialmente nas indicações e contra-indicações terapêuticas”, conclui. As inscrições são limitadas.

Caius Lucilius