A Comissão de Farmacovigilância do HES-Unicamp, criada neste ano, promoveu com sucesso, o I Simpósio de Farmacovigilância do Hospital Estadual Sumaré. O evento, que contou com o apoio do Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo, reuniu no anfiteatro do hospital especialistas no assunto do Brasil e da Espanha.
O objetivo do simpósio foi discutir os avanços no uso racional de medicamentos, a importância da farmacovigilância em hospitais e indústrias farmacêuticas, os números da farmacovigilância hospitalar no Estado de São Paulo e a experiência da farmacovigilância em Barcelona (Espanha). A farmacovigilância consiste da ciência e das atividades relativas à detecção, avaliação, compreensão e prevenção de efeitos adversos ou quaisquer outros possíveis problemas relacionados a medicamentos.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, reação adversa a um medicamento é definido como qualquer efeito prejudicial ou indesejável, não intencional, que aparece após a administração de um medicamento em doses normalmente utilizadas no homem para a profilaxia diagnóstico e o tratamento de uma enfermidade.
Na última década, houve conscientização crescente de que o escopo da farmacovigilância deveria ser estendido além dos limites rígidos da identificação de novos sinais relativos a segurança. A globalização, o consumismo, a explosão do livre comércio, a comunicação entre fronteiras e o uso crescente da Internet resultaram numa mudança do acesso a todos os medicamentos e às informações sobre eles.
O evento, organizado pela farmacêutica Roselene Maria Martins, foi destinado a profissionais de saúde e encerrado pelo professor Albert Figueras da Universidade Autônoma de Barcelona e da Fundação Instituto Catalão de Farmacologia que se mostrou impressionado com os dados do HES-Unicamp. Outros palestrantes do evento foram a Dra. Cristina Monteiro Araújo – Assessora de Registros – Eli Lilly do Brasil Ltda e a Dra. Berta Mônica Napchan – Coordenadora do Setor de Farmacovigilância CVS-SP.
VEJA A PROGRAMAÇÃO
13:00 – Entrega de material
14:00 – Abertura – Prof. Dr. Lair Zambon – Superintendente HES-Unicamp
14h10 – Metodologia e Indicadores do Hospital Estadual Sumaré
Farmacêutica Roselene M. Martins, Dr. Mauricio P. Wesley Jr. , Enfa. Cristiane Moretti – Comissão de Farmacovigilância HES-Unicamp
14h30 – A Importância da Farmacovigilância na Eli Lilly &Co
Dra. Cristina Monteiro Araújo – Assessora de Registros da Eli Lilly do Brasil
15h20 – Coofee break
15h40 – Estatística da Farmacovigilância Hospitalar no Estado de Paulo
Dra. Berta Mônica Napchan – Coordenadora de Farmacovigilância da CVS-SP
16h20 – Experiência da Farmacovigilância em Barcelona
Prof. Dr. Albert Figueras – Faculdade de Farmacologia e Terapêutica da Universidade Autônoma de Barcelona e da Fundação Instituto Catalão de Farmacologia – Barcelona, Espanha
17h10-17h30 – Discussões e perguntas
17h30 – Encerramento
Apoio:
Centro de Vigilância Sanitária -SP
Patrocínios:
- Pfizer,
- Abbott,
- Lilly,
- Bristol,
- Bayer,
- Merck,
- Livros Aldir
- Aventis
- Halex Istar