HES realiza 1ª cirurgia cardíaca em criança de 01 ano

O Hospital Estadual Sumaré (HES-Unicamp) realizou com sucesso sua primeira cirurgia cardíaca em uma criança com diagnóstico de persistência do […]

Autor: admin

O Hospital Estadual Sumaré (HES-Unicamp) realizou com sucesso sua primeira cirurgia cardíaca em uma criança com diagnóstico de persistência do canal arterial (PCA) de moderada repercussão hemodinâmica. A primeira criança a ser beneficiada com a iniciativa foi a pequena K.V.S de 1 ano de idade, residente em Americana e que vinha sendo acompanhada no HC da Unicamp. Três dias após o procedimento a criança teve alta em boas condições.

Segundo o coordenador da Pediatria do HES, Fernando Belluomini, que acompanha Karina desde o nascimento, o comum é que o canal arterial se feche horas após o nascimento. Quando isso não ocorre, a criança necessita de intervenção cirúrgica para corrigir o fluxo anormal de sangue e evitar complicações pulmonares e outras doenças. “O que a equipe cirúrgica fez foi uma ligadura para interromper o hiperfluxo de sangue nos pulmões”, explica Belluomini.

De acordo com a diretora de Assistência, Gisela Onuchic, o sucesso da cirurgia, envolvendo as equipes do HC e do HES, consolidou o procedimento dentro da rotina da instituição. “O novo serviço do Hospital, até então restrito na Região à Unicamp, amplia o atendimento regional e desafoga o HC”, esclarece Gisela. A previsão é realizar mais 10 cirurgias desse tipo até o final do ano. A realização só depende da liberação de leitos de UTI pediátrica. “Nesta época, há muita internação na UTI por problemas respiratórios e uma maior demanda por leitos. Assim que os leitos forem liberados, agendamos novas cirurgias”, informa.

A cirurgiã cardíaca Elaine Soraya Barbosa de Oliveira, que fez parte da equipe responsável pela intervenção, afirmou que a ideia é exatamente atender os moradores da microrregião de abrangência do hospital – Americana, Hortolândia, Nova Odessa, Monte Mor, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré -, realizando no HES as cirurgias cardíacas de média complexidade. “Iniciamos com a pediátrica, mas a meta é fazer no Estadual também as cirurgias cardíacas de adultos da região”, adiantou Soraya, acrescentando que as de alta complexidade, que necessitam de circulação extra-corpórea continuam sendo feitas apenas no HC.

Segundo o médico Pedro Paulo que também integrou a equipe, a iniciativa tem o propósito atender a demanda reprimida do procedimento no HC, que é limitado pelo número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica, indispensável para o pós-operatório. Ele explicou que a mesma equipe que atua no HC se encarregará dos procedimentos no HES. “O HES é bem aparelhado e a equipe está estruturada para ampliar o número de procedimentos e fazer cirurgias simultaneamente nos dois hospitais”, assegura o médico da Unicamp.

A mãe da pequena K.V.S, Cláudia Viana de Souza, conta que a menina estava em acompanhamento na Unicamp e teve a indicação de fazer a cirurgia no HES. “Foi ótimo porque, além da cirurgia sair mais rápido, moramos em Americana e ficou bem mais perto”, disse. “Ela está comendo melhor, dormindo melhor e, apesar de não ter pesado, percebo que já ganhou peso”, comemorou. Cláudia também que destacou a atenção recebida. “Não conhecia o Hospital Estadual Sumaré, mas gostei muito, o atendimento foi muito bom”, resumiu Cláudia de Souza.

O diretor-presidente do hospital, Lair Zambon, destacou que nos últimos anos, o Hospital Estadual conseguiu reduzir várias filas e demandas de especialidades secundárias (cirurgias de menor complexidade), que atualmente seguem o fluxo normal. “Mas é importante atender também a demanda de nível terciário, onde se enquadram as cirurgias cardíacas”, observou. Segundo Zambon, o hospital tem esse perfil de atendimento terciário e a meta é ampliar o serviço, investindo em mais resolutividade para reduzir demandas reprimidas de outras especialidades. A coordenadora do Anestesiologia do HES, Dra. Munique Rousselet, também integrou a equipe.

Caius Lucilius com Delma Medeiros da Agência Anhangüera