HES tem sua 1ª Campanha para Detecção de Câncer de Boca

O HES-Unicamp promove no próximo dia 29 de setembro, no Ambulatório de Especialidades, a 1ª Campanha para Detecção do Câncer […]

Autor: Caius

O HES-Unicamp promove no próximo dia 29 de setembro, no Ambulatório de Especialidades, a 1ª Campanha para Detecção do Câncer de Boca. A coordenação será das otorrinolaringologistas Neuseli Polisel e Rebecca Mausell. A ação contará ainda com a participação voluntária de dois dentistas da Rede Básica do Município de Santa Bárbara D’Oeste, Wilson Tadeu Formentini e Valéria Totti, indicados pelo Secretário de Saúde, Luis Fernando M. Maeda.

O câncer de boca pode se manifestar sob a forma de feridas na boca ou no lábio que não cicatrizam, caroços, inchaços, áreas de dormência, sangramentos sem causa conhecida, dor na garganta que não melhora e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na parte interna da boca ou do lábio. Nas fases mais evoluídas, o câncer de boca provoca mau hálito, dificuldade em falar e engolir, caroço no pescoço e perda de peso.

O câncer da boca (também conhecido como câncer de lábio e cavidade oral) é um tumor maligno que afeta lábios, estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas) e a região embaixo da língua. É o quarto tumor mais frequente no sexo masculino na região Sudeste. A maioria dos casos é diagnosticada em estágios avançados.

A parte posterior da língua, as amígdalas e o palato fibroso fazem parte da região chamada orofaringe e seus tumores têm comportamento diferente do câncer de cavidade oral.

Caius Lucilius