HES é o primeiro hospital do interior do país a conquistar a ACI Nível Diamante

O CEO do IQG Health Services Accreditation, Rubens Covelo, entregou hoje (12-12) ao reitor da Unicamp, Tadeu Jorge e ao […]

O CEO do IQG Health Services Accreditation, Rubens Covelo, entregou hoje (12-12) ao reitor da Unicamp, Tadeu Jorge e ao superintendente do Hospital Estadual Sumaré, Luiz Roberto Lopes, a placa e o certificado da Accreditation Canada International (ACI) com o nível Diamante da metodologia Qmentum. O HES-Unicamp é o primeiro hospital do interior do país a conquistar o selo Diamante. No Brasil, apenas 43 hospitais possuem essa certificação, sendo 31 no Estado de São Paulo e apenas quatro públicos.

A entrega da nova certificação aconteceu no auditório do HES-Unicamp com cerca de 150 pessoas entre o diretor da FCM, gestores de outras unidades da Unicamp, docentes, colaboradores, alunos, vereadores e os deputados estaduais Aldo Demarchi e Chico Sardeli. A metodologia Qmentum é uma atualização da metodologia Canadian Council for Health Services Accreditation (CCHSA), conquistada pelo HES-Unicamp em 2012.

A ACI nível Diamante – a mais elevada na categoria – monitora padrões de desempenho nas áreas de qualidade da assistência e segurança do paciente definidos mundialmente para instituições de saúde. A auditoria que confirmou o selo Diamante ocorreu durante três dias em setembro passado. O Canadian Council on Health Services é uma das mais renomadas empresas de acreditação do mundo.

O reitor Tadeu Jorge destacou o imenso orgulho em participar de um evento que alia qualidade com foco na assistência, no qual já participou de vários no HES-Unicamp desde que foi vice-reitor de 2002 a 2005 e reitor de 2005 a 2009. “Mais uma vez, o HES-Unicamp dá uma demonstração de modernidade em sua gestão, além de um retorno à sociedade dos seus serviços de assistência oferecidos num nível de máximo de qualidade”, enfatizou.

Em sua fala o superintendente disse sobre os malabarismos para manter o atendimento frente à grande demanda oriunda do sistema de saúde da região, que tem passado por graves problemas. “Entretanto, apesar das dificuldades orçamentárias e do aumento de demanda, a produção não diminuiu e ainda aumentou através das ações adotadas internamente”, salientou Lopes.

Luiz Roberto Lopes agradeceu a todos colaboradores mencionando que para muitos o hospital é uma segunda casa e a cultura da qualidade e das certificações foi implantada entre os funcionários desde as funções mais simples até as funções mais complexas. “Sou testemunha da dedicação ao máximo para atender às exigências da certificação alcançada. Estamos falando das pessoas, porque as instalações não funcionam sem pessoas. O HES é feito por pessoas”, concluiu Lopes.

Falando como ex-superintendente que esteve à frente de todos as etapas de certificações ONA e ACI, entre 2002 e 2012, Lair Zambon enfatizou que quando os colaboradores se unem é possível superar qualquer desafio para manter e ampliar as melhorias. “A nossa experiência nos mostrou que as dificuldades em conseguir os resultados pretendidos acabaram por transformar os desafios da cultura de qualidade preconizada pelas acreditações em uma aprendizagem e adaptação progressiva”, comentou Zambon.

Para Rubens Covelo a trajetória do HES-Unicamp é ascendente. Ele recordou as primeiras atividades para o primeiro nível da certificação da ONA, no ano de 2002 e desde lá nunca duvidou das conquistas que viriam para a instituição. “Nós acompanhamos vocês há muito tempo e sabemos exatamente o exemplo de modelo assistencial em coloca o paciente no centro das decisões. Aqui a governança é muito forte e o corpo de funcionários envolvidos com assistência à saúde com qualidade e humanizada”, assegurou Covelo.

O programa de Acreditação Qmentum Diamante avalia a qualidade e segurança das instituições em relação aos processos de gestão e assistenciais, pautadas pelas melhores práticas mundiais. Na revisão foram avaliados os 31 protocolos preconizados pela metodologia e as ROPs – Required Organizational Pratices ou Práticas Organizacionais Exigidas, bem como as ações de melhoria mais eficazes de seus processos, em busca de aprimoramento constante.

ACREDITAÇÕES – O HES-Unicamp é uma unidade da Secretaria de Estado da Saúde administrado pela Unicamp desde a sua inauguração, em setembro de 2000. O hospital conquistou sua primeira Acreditação ONA em 2002, com o Nível I. Em 2003 foi a vez da ONA Nível II e em 2006 assegurou a Acreditação Nível III (excelência) e foi o primeiro hospital público do pais a conquistar. Desde lá até hoje foi recertificado em todas as avaliações com a manutenção do nível de Excelência.

A partir de 2010 iniciou o processo de certificação internacional, recebendo a primeira certificação pela Canadian Council on Health Services Accreditation em 2012 e em 2016 foi recertificado pela metodologia Internacional Canadense recebendo a Acreditação em nível Diamante, conhecida como Qmentum International. A Acreditação é válida por três anos e nesse período os avaliadores realizam visitas anuais.

Leia a notícia no jornal Correio Popular

Leia a notícia no jornal o Liberal de Americana

Hospital Estadual é o primeiro do interior do país a conquistar certificação internacional