HES-Unicamp inaugura sala de telemedicina da rede RUTE no dia 06 de junho

O HES-Unicamp inaugura na próxima terça-feira (06-06), as 10 horas, a sala da Rede Universitária de Telemedicina (Rute). A Rede […]

O HES-Unicamp inaugura na próxima terça-feira (06-06), as 10 horas, a sala da Rede Universitária de Telemedicina (Rute). A Rede Universitária de Telemedicina é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia, apoiada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que visa a apoiar o aprimoramento de projetos em telemedicina já existentes e incentivar o surgimento de futuros trabalhos interinstitucionais.

A sala da RUTE do HES-Unicamp será equipada com tecnologias de última geração, ocupando uma área no Centro de Ensino e Pesquisa com um ambiente climatizado para teleconsulta, equipada com notebooks e webcam,  monitores de TVs , equipamento de vídeo conferência multipontos, câmeras e projetores de alta definição. O principal objetivo da rede é proporcionar atividades de pesquisa, educação continuada (aulas e conferencias) e assistência médica à distancia dentro do país ou mesmo de vários países do mundo.

A Rede RUTE é considerada a maior iniciativa em telemedicina/telessaúde do mundo. Atualmente, abrange cerca de 200 hospitais universitários e de ensino e contempla mais de 100 núcleos de telemedicina e telessaúde, inaugurados e em plena operação, por todo o Brasil. A rede também possui cerca de 50 Grupos de Interesse Especial, compostos por profissionais de várias especialidades e subespecialidades da saúde.

Ao todo, são mais de 600 sessões por ano de vídeo e webconferências gravadas e disponibilizadas no ICD-RUTE (Intercâmbio de Conteúdo Digital). Isso representa uma média diária de duas a três sessões científicas com a participação de cerca de 300 instituições, do Brasil e da América Latina. “A telemedicina tem cada vez mais se consolidado como um importante canal de compartilhamento de informações assistenciais e experiências práticas em tempo real, especialmente no ambiente acadêmico”, comenta Luiz Roberto Lopes, diretor-superintendente.