O Hospital Estadual Sumaré (HES-Unicamp) registrou o primeiro caso de um bebê com COVID-19 curado na Região de Campinas. O caso foi aconteceu no início de junho e as equipes médicas optaram por aguardar pela quarentena para liberar a informação a pedido da família. A confirmação foi através do exame RT-PCR realizado no Laboratório de Patologia Clínica do HC da Unicamp, que tem feito os exames para o HES.
A criança com 1 mês de idade foi atendida pela equipe de Pediatria do hospital no dia 31 de maio, com sintomas de febre e obstrução nasal, que optou pela internação na enfermaria por três dias para o monitoramento do quadro clínico. O bebê teve alta curado e durante 10 dias foi acompanhando pela equipe de pediatria (foto) do HES-Unicamp e depois pela equipe de vigilância epidemiológica do município de Sumaré. O bebê passa bem e ninguém da família teve agravamento pelo coronavírus.
Estudos internacionais demonstram que bebês com menos de 90 dias de idade infectados pelo novo coronavírus, tendem a ter poucos ou nenhum problema respiratório por conta da doença. Segundo o estudo, publicado em 17 de junho no The Journal of Pediatrics, a febre é frequentemente o sintoma primário ou único nas crianças.
Caius Lucilius