Hospital Amigo da Criança será a próxima conquista do HES

O HES-Unicamp está próximo do credenciamento junto ao Ministério da Saúde como Hospital Amigo da Criança (IHAC). O projeto preconiza […]

O HES-Unicamp está próximo do credenciamento junto ao Ministério da Saúde como Hospital Amigo da Criança (IHAC). O projeto preconiza uma série de ações voltadas ao recém nascido, desde a assistência ao parto até o acompanhamento da criança em seu primeiro ano de vida. O programa de caráter mundial que é viabilizado pelo Unicef, Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde, tem como primeira ação, iniciar a amamentação do recém nascido antes de cortar o cordão umbilical, estimulando a troca de calor entre mãe e filho. Hoje já existem no país mais de 200 hospitais Amigo da Criança, a maioria situados na região Nordeste.

A Iniciativa Hospital Amigo da Criança foi idealizada para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. O objetivo é mobilizar os funcionários dos estabelecimentos de saúde para que mudem condutas e rotinas responsáveis pelos elevados índices de desmame precoce. Para isso, foram estabelecidos os “Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno”. Com isso, o hospital passa a receber um acréscimo de 10% nos valores pagos pelo SUS relativos aos procedimentos obstétricos realizados. Estudos mundiais comprovam que estabelecimento de um vínculo forte após o parto reflete muito na saúde do bebê.

Ao assinar, em 1990, a Declaração de Innocenti, num encontro em Spedale degli Innocenti, Itália, o Brasil, um dos 12 países escolhidos para dar partida à IHAC, formalizou o compromisso de fazer dos Dez Passos uma realidade nos hospitais do País. Em março de 1992, o Ministério da Saúde e o Grupo de Defesa da Saúde da Criança, com apoio do UNICEF e da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), deram os primeiros passos. A IHAC soma-se aos esforços do Programa de Saúde da Criança, coordenado pelo Ministério da Saúde, para:

> Informar profissionais de saúde e o público em geral;
> Trabalhar pela adoção de leis que protejam o trabalho da mulher que está amamentando;
> Apoiar rotinas de serviços que promovam o aleitamento materno;
> Combater a livre propaganda de leites artificiais para bebês, bem como bicos, chupetas e mamadeiras.

DEZ PASSOS

1. Ter uma norma escrita sobre aleitamento materno, que deveria ser rotineiramente transmitida a toda a equipe de cuidados de saúde;

2. Treinar toda a equipe de cuidados de saúde, capacitando-a para implementar esta norma;

3. Informar todas as gestantes sobre as vantagens e o manejo do aleitamento;

4. Ajudar às mães a iniciar a amamentação na primeira meia hora após o parto;

5. Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação, mesmo se vierem a ser separadas de seus filhos;

6. Não dar a recém-nascidos nenhum outro alimento ou bebida além do leite materno, a não ser que seja indicado pelo médico;

7. Praticar o alojamento conjunto – permitir que mães e bebês permaneçam juntos 24 horas por dia;

8. Encorajar o aleitamento sob livre demanda;

9. Não dar bicos artificiais ou chupetas a crianças amamentadas ao seio;

10. Encorajar a formação de grupos de apoio à amamentação para onde as mães devem ser encaminhadas, logo após a alta do hospital ou ambulatório.

Portaria Hospital Amigo da Criança

1994 – Portaria Nº 1.113, do Ministério da Saúde, que assegura pagamento de 10% a mais sobre a assistência ao parto, a Hospitais Amigo da Criança vinculados ao Sistema Único de Saúde.

1994 – Portaria Nº 155, da Secretaria de Assistência à Saúde (MS), que estabelece os critérios para o credenciamento dos Hospitais como Amigo da Criança.