HES comemora 11 anos com foco na integralidade da assistência

O Hospital Estadual Sumaré (HES-Unicamp) comemora nesta semana, 11 anos de atividades com a marca de mais de 200 mil […]

Autor: admin

O Hospital Estadual Sumaré (HES-Unicamp) comemora nesta semana, 11 anos de atividades com a marca de mais de 200 mil pacientes atendidos e 100 mil cirurgias realizadas. Nesse momento, a instituição se mobiliza para a adesão ao processo de Acreditação Internacional Canadense, prevista para ser conquistada no início de 2012 e que prevê entre outras características, enfrentar a fragmentação do cuidado ao paciente garantindo dessa maneira, a integralidade do cuidado baseado na assistência multidisciplinar para cada paciente.

Neste ano as comemorações também trouxeram novidades atreladas ao processo da Acreditação Internacional Canadense. Uma deles é a apresentação dos resultados de uma pesquisa com 841 colaboradores – 57,8% dos funcionários da instituição – que abordou pontos fortes e melhorias para a integralidade da segurança do paciente no hospital. Os times de Comunicação e o de Relações Humanas – responsáveis pela pesquisa – escolheram a construção de um labirinto, como forma de divulgar os resultados da pesquisa, que já proporcionou a adoção de algumas práticas sugeridas. “Os resultados superaram nossa expectativa e já estamos preparando uma nova pesquisa para novembro”, informa Ronaldo Sgubin, gerente administrativo.

Outra atividade em andamento dentro das comemorações é uma gincana solidária dos funcionários, que teve início no final do mês passado e termina no próximo dia 08 de outubro. O objetivo, segundo os organizadores, é arrecadar mais de duas toneladas de alimentos para distribuição a entidades assistenciais da cidade de Sumaré. São 10 equipes com 17 integrantes – inclusive do AME – que se dividem em atividades diárias, como arrecadações de alimentos e material reciclado além de provas realizadas duas vezes por semana no horário de almoço. “Com isso fortalecemos a solidariedade, o trabalho em equipe e a interação entre funcionários”, destaca Camila Olivatto, gerente de Recursos Humanos.

Entre as várias ações implementadas no HES-Unicamp neste ano, está a construção de uma moderna área para a nova ressonância magnética, a construção de uma área de descanso e convivência para os colaboradores do hospital e a construção da nova área de coleta do Hemocentro da Unicamp, maior e mais confortável. Além disso, ressalta Maurício Perroud, diretor de Assistência, o hospital vem realizando novos procedimentos apoiados nas combinação das tecnologias digitais do tomógrafo multislice e do PACS como as angiotomografias para recém-nascidos e crianças, os estudos de artérias coronárias e as reconstruções em 3D para fraturas ortopédicas.

À frente do HES-Unicamp desde a sua inauguração, Lair Zambon assegura que ajustes precisos têm garantido uma trajetória positiva do hospital para o futuro. “Produtividade e qualidade foram assuntos que mereceram muita atenção nestes anos e constituíram de fato, muitos ganhos para a comunidade interna e principalmente, para os usuários do hospital”, comemora Zambon que acrescenta “Construímos uma instituição com bases sólidas e uma estratégia de inovação voltada ao futuro, mas sempre focados no fortalecimento continuo da relação humanizada com nossos pacientes”.

Caius Lucilius