Hospital Estadual Sumaré recebe certificação internacional Canadense

O consulado geral do Canadá e o Instituto Qualisa de Gestão entregam amanhã (29/06), às 15 horas, no auditório do […]

O consulado geral do Canadá e o Instituto Qualisa de Gestão entregam amanhã (29/06), às 15 horas, no auditório do Hospital Estadual Sumaré, ao reitor da Unicamp, Fernando Costa, o certificado de acreditação internacional canadense conquistado pelo hospital. A certificação internacional é concedida pelo Canadian Council for Health Services Accreditation (CCHSA) e o HES-Unicamp é o primeiro do interior do País a conquistar o título.

A Acreditação Canadense é focada em ações para integralidade do cuidado ao paciente ou seja, estabelece rotinas e protocolos mais rigorosos que garantem ao usuário, medidas mais seguras a cada intervenção, desde a sua chegada no hospital até a alta hospitalar.

“Nem sempre o melhor médico pode cuidar sozinho de um paciente. Hoje a atenção tem de ser interdisciplinar e o HES reúne todas essas características”, afirmou o médico James Robblee, chefe da Divisão de Anestesiologia e Cardiologia da Universidade de Ottawa, responsável pela avaliação do hospital.

No Brasil, apenas quatro hospitais públicos possuem a Acreditação Canadense – todos da Grande São Paulo. O selo da IQG-CCHSA, do Canadá, válido por três anos, exige que as instituições brasileiras em busca da Acreditação Canadense tenham a certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA) em nível máximo. A certificação Canadense tem sido referência para vários países em todo o mundo.

“O Hospital Estadual Sumaré é um dos melhores de que dispomos no Brasil cumprindo padrões internacionais de qualidade e pode em tese, estar funcionando no Canadá, Estados Unidos ou na Itália por exemplo”, destaca o professor Lair Zambon, superintendente do HES-Unicamp.

As readequações em prática incluem, por exemplo, todos os processos voltados à comunicação efetiva com o paciente e a família, aumentando a autonomia destes; a elaboração de um plano de cuidados multiprofissional à internação e alta; a segurança do paciente como o controle de medicamentos; prontuários adequadamente preenchidos; transferência de um setor para outro registrando as principais mudanças no plano de cuidados e higiene das mãos em todos os setores, entre outros.