HES, SAMU e Corpo de Bombeiros realizam simulado de atendimento a múltiplas vítimas

O Hospital Estadual Sumaré (HES-Unicamp), com apoio do SAMU Sumaré-Hortolândia e do Corpo de Bombeiros, promoveu neste sábado (15-10), no […]

O Hospital Estadual Sumaré (HES-Unicamp), com apoio do SAMU Sumaré-Hortolândia e do Corpo de Bombeiros, promoveu neste sábado (15-10), no estacionamento do hospital, um simulado de acidente automobilístico com múltiplas vítimas. O treinamento simulou o resgate e o atendimento em um acidente entre um micro-ônibus e um veículo e todas as 14 vítimas resgatadas foram atendidas no hospital. O simulado envolveu seis ambulâncias do SAMU e uma ambulância do Resgate dos bombeiros que também enviou um caminhão para combate a incêndio e apoio no resgate.

O objetivo do simulado – o primeiro organizado pelo hospital – foi criar um ambiente real e oferecer treinamento a diversas categorias de profissionais da instituição, além dos médicos e profissionais de enfermagem, como porteiros, atendentes administrativos, engenheiros clínicos, equipe de farmácia, higiene e nutrição entre outros. Todas as áreas envolvidas foram monitoradas para avaliação dos procedimentos. Os figurantes foram alunos do curso de enfermagem do Instituto Educacional de Americana – TECSAU.

Na simulação, iniciada às 10h20, as 15 vítimas e uma boneca foram classificadas conforme a gravidade (8 vermelhos, 3 amarelos, 3 verdes e 2 pretos). As ambulâncias foram chegando ao local do acidente com intervalos de minutos, da maneira como ocorre na realidade. A primeira ambulância do SAMU trouxe uma equipe maior que se responsabilizou pela montagem da estrutura de apoio ao atendimento com o posicionamento de lonas de 6×6 metros com as cores vermelha, amarela, verde e preto (óbito). Nelas continham ainda, equipamentos de primeiros socorros.

Cerca de 40 profissionais do SAMU e bombeiros atuaram no resgate das vítimas que após os primeiros atendimentos eram transferidas para a Unidade de Urgência Referênciada (UR) do HES. Ao mesmo tempo, no sistema de alto-falantes interno do hospital era anunciado pela telefonista “código verde”, que também se encarregou de avisar por telefone alguns profissionais da instituição sobre a situação de emergência. Em poucos minutos as ambulâncias do SAMU e do Corpo de Bombeiros encaminharam os pacientes para a Urgência Referênciada.

Segundo a coordenadora de enfermagem do HES-Unicamp e uma das organizadoras do evento, Marcela Regiane dos Santos, o simulado foi de extrema importância para o treinamento interno e aprimoramento desse tipo de ocorrência. “Acidentes de grandes proporções são imprevisíveis e aprimorar nossa experiência com uma simulação real é de grande importância para um hospital como esse, que já atende rotineiramente pacientes desse perfil, porém, em casos individualizados”, salientou a enfermeira que acrescentou “ficamos satisfeitos com os resultados preliminares”.

De acordo com o professor da Faculdade de Ciência Médicas e diretor administrativo do HES-Unicamp, Flávio de Sá, são poucos os hospitais na Região à dispor de uma infraestrutura de urgência e emergência para atendimento simultâneo a múltiplas vítimas. “Nosso hospital tem acordado com o SAMU uma capacidade de atender simultaneamente cinco pacientes graves (vermelho), porém no teste, aumentamos esse perfil de vítima para oito indivíduos, testando nossa capacidade máxima”, destaca Sá que acompanhou o simulado do início ao fim.

A capacidade de atender múltiplas vítimas será essencial para os hospitais públicos e privados do Brasil nos próximos anos. Grandes eventos, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, exigirão equipes de saúde prontas para atender emergências de grande porte. O simulado do HES-Unicamp também atende requisitos para a obtenção da certificação de Acreditação Canadense (Accreditation Canadá).