International Federation on Medical and Biological Engineering premia tese conduzida no HES

O mestrando Rafael Marinho Farias, do Departamento de Engenharia Biomédicas (DEB) da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da […]

O mestrando Rafael Marinho Farias, do Departamento de Engenharia Biomédicas (DEB) da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Universidade de Campinas (Unicamp), foi agraciado com o “Merit Award” ofertado pela International Federation on Medical and Biological Engineering – IFMBE, pelo trabalho apresentado na “IFMBE Student Design Comptetition” durante o IUPESM – World Congress on Medical Physics and Biomedical Engineering.

O estudante é orientado pelo professor Eduardo Costa e coorientado pelo professor Francisco Ubaldo Vieira Júnior, docente do Campus Campinas do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e pesquisador associado do Centro de Engenharia Biomédica (Unicamp).

O trabalho intitulado “Low cost system design for traceability and control of surgical instruments in a public hospital” foi um dos seis selecionado para apresentação oral em sessão especial do congresso, ficando com o 5º lugar dentre os 77 trabalhos que foram submetidos para a competição. O Congresso da IUPESM – International Union for Physics and Engineering Sciences in Medicine ocorre trienalmente e, em 2018, foi realizado em Praga, na República Tcheca, de 3 a 8 de junho.

O trabalho premiado descreve o desenvolvimento e implementação de um sistema para rastreabilidade de instrumental cirúrgico usando duas tecnologias, uma baseada em datamatrix – códigos gravados a laser nos instrumentos usados em cirurgias e a outra baseada em RFID – do inglês “Radio-Frequency Identification”. O sistema permite a rastreabilidade dos instrumentos que precisam ser esterilizados em autoclaves e depois são distribuídos ao centro cirúrgico do hospital.

O sistema desenvolvido por Rafael Marinho foi implementado no Hospital Estadual Sumaré (HES-Unicamp), com o apoio da superintendência e das áreas envolvidas como a Central de Material e Esterilização (CME) e do Serviço de Informática e Tecnologia da Informação (TI) do hospital.

O trabalho teve apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio de projeto coordenado pelo professor Ubaldo, tendo o professor Eduardo e o mestrando como participantes.

Fonte: Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do Estado de São Paulo