Jaqueira plantada em homenagem a FCM produz primeiros frutos

Sete anos após o plantio na área de convivência do Centro de Ensino e Pesquisa do HES-Unicamp, a jaqueira começa […]

Sete anos após o plantio na área de convivência do Centro de Ensino e Pesquisa do HES-Unicamp, a jaqueira começa a gerar os primeiros frutos. A árvore frutífera foi plantada por alunos e docentes, e representa uma homenagem à história da Faculdade de Ciências Médicas, que por anos ocupou a Santa Casa de Campinas, antes da mudança para a Unicamp.

Foi durante uma tarde de sexta-feira em que os professores Lair Zambon, Carlos Henrique Polli, da XVI turma (1978/1983), realizaram o plantio juntamente com alunos do 5º ano do curso de medicina, para encerrar as comemorações de 7 anos do HES-Unicamp. Funcionários também acompanharam o evento.

“Durante as atividades da faculdade na Santa Casa de Campinas, havia um ponto de encontro no estacionamento, onde existia uma jaqueira enorme. Sob a sombra da árvore, muitas discussões aconteceram para consolidar nosso curso e o complexo hospitalar da universidade, mesmo com receio de alguma fruta despencar da árvore”, lembra Zambon. Quando estiverem maduras serão oferecidas durante o almoço no refeitório do hospital.

Entre inúmeras decisões tomadas sob a sombra da jaqueira da Santa Casa de Campinas, recordou o professor aposentado e médico intensivista Renato Giuseppe Giovanni Terzi durante uma recente homenagem. “Era primavera e fui procurado pelo professor Newton Cara José, chefe da Disciplina de Oftalmologia para reiniciar a residência médica que tinha sido interrompida; tínhamos R3, não tínhamos R1 e R2. Depois de uma longa conversa embaixo da jaqueira, concordei em reabrir a residência e começamos com três médicos”, disse Terzi.

Outro pioneiro da FCM, o cirurgião e ex-professor Sérgio Leonardi, relatou que também sob a sombra da jaqueira na Santa Casa é que se começou a traçar como seria o PS do futuro hospital da Unicamp.”O PS da Santa Casa, o qual tive a honra de implantar em 1969, foi uma grande escola, dentro da precariedade do que foi aquela instituição durante os 20 anos que ficamos lá. E muito do know how de lá para ser implantado no HC foi debatido embaixo daquela árvore”, recordou Leonardi.

Sobre a Jaca:
Nativa da Índia a jaca é uma das frutas mais doces ao paladar, com muitos benefícios para a saúde. Ela contém uma quantidade elevada de nutrientes como vitaminas, antioxidantes, minerais, eletrólitos, fitonutrientes, carboidratos, fibra, gordura e proteína. Jaca é uma boa fonte de calorias, mas não contêm colesterol ou gorduras saturadas.

Benefícios da jaca para a imunidade: Jaca contém uma excelente fonte de vitamina C que combinado com os antioxidantes, aumenta a função do sistema imunológico. São benefícios inclusive para o sistema imunológico que protege contra doenças comuns como tosse, resfriado e gripe.

Benefícios da jaca para energia: Jaca contém alta quantidade de carboidratos e calorias, além de uma boa quantidade de açúcares como frutose e sacarose. Também não tem nenhum teor de colesterol.

Benefícios da jaca para proteger contra o câncer: Jaca é uma fonte rica de antioxidantes, fitonutrientes e flavonóides substâncias importantes na prevenção do câncer, já que atuam contra os radicais livres produzidos devido ao estresse oxidativo. Estudos demonstraram resultados em neoplasias como cólon, pulmão e de boca.

Benefícios da jaca para manter a pressão arterial e asma: Jaca contém boa quantidade de potássio que ajuda a manter o nível de sódio baixo. Também auxilia no equilíbrio eletrolítico. Estudos revelam ação positiva também contra asma.

Benefícios da jaca para melhorar a digestão: Jaca contém boa quantidade de fibras dietéticas que torna laxante, melhorando a digestão e prevenindo a constipação.

Benefícios da jaca para cancro do cólon: Jaca contém gorduras alimentares que ajudam a limpar as toxinas do cólon. Dessa forma, reduz os efeitos da toxina do cólon protegendo contra o cancro do cólon.

Benefícios da jaca para saúde dos olhos: Jaca contém vitamina A, um nutriente importante para a saúde dos olhos. Como é uma fonte rica de outros antioxidantes, é altamente eficaz para evitar a degeneração da retina e catarata.

Benefícios da jaca para a pele e retardamento do envelhecimento: Uma das principal causas do envelhecimento são os radicais livres produzido em nosso corpo devido ao estresse oxidativo que podem ser amenizados com a ingestão de antioxidantes que retardam o processo de envelhecimento.

Benefícios da Jaca para saúde óssea: Jaca contém alta quantidade de cálcio, que fortalece e promove a saúde dos ossos, ajudando na prevenção de osteoporose, por exemplo. Níveis elevados de potássio diminuem a perda de cálcio através do rim.

Benefícios da jaca para anemia: Uma das primeiras descobertas desses benefícios há mais de 2000 anos. A jaca contém vitaminas como as vitaminas A, C, E, K, niacina, ácido fólico, ácido pantotênico, vitamina B6 e de minerais como cobre, manganês e magnésio, que são importantes para a formação do sangue. Também devido à rica vitamina C, jaca aumenta a capacidade do corpo de absorver ferro e eficaz para prevenir e curar a anemia.