Lions Clube doa centenas de latas de fórmulas especiais e fraldas geriátricas

A diretoria do Lions Clube de Sumaré, representada por sua presidente Maria Aparecida Corrêa, entregou nesta terça-feira (23/05), ao diretor-superintendente […]

Autor: Caius

A diretoria do Lions Clube de Sumaré, representada por sua presidente Maria Aparecida Corrêa, entregou nesta terça-feira (23/05), ao diretor-superintendente do HES-Unicamp, professor Luiz Roberto Lopes, 387 latas de leites de fórmulas especiais e 1107 fraldas geriátricas. Os produtos foram arrecadados em um desfile beneficente de moda promovido pelo Lions Clube, no Tugas Restaurante, no dia 09 de maio. As fórmulas serão doadas para pacientes carentes em alta hospitalar.

As fórmulas especiais doadas, também chamadas de fórmulas de partida, são de Nestogeno 800g, Aptamil 800gr e NAN 800gr, que atendem as necessidades nutricionais de crianças saudáveis até seis meses de idade. A maioria das fórmulas infantis é à base de leite de vaca modificado, mas com teor proteico maior que o do leite materno.

Segundo os fabricantes, nesse tipo de leite também são adicionados óleos vegetais com a finalidade de melhorar a digestibilidade. Também são formulados para fortalecer o desenvolvimento do sistema nervoso central. Estas formulações têm também um teor maior de micronutrientes em relação ao leite materno, como ferro e aminoácidos.

O objetivo das fórmulas especiais, conta Rose Basso, Ouvidora do HES-Unicamp, é garantir a formulação proteica na alta hospitalar para crianças que necessitem da composição, enquanto a documentação é entregue ao município da paciente. Uma das preocupações é assegurar o crescimento saudável até os seis meses e evitar problemas para a criança. O leite materno não pode ser copiado e o de vaca pode acarretar em problemas e alergias para o bebê.

Caius Lucilius