Morre Luiz Roberto Barradas Barata, secretário de Saúde de SP

O secretário de Saúde de São Paulo, Luiz Roberto Barradas Barata, morreu aos 57 anos, na noite deste último sábado […]

O secretário de Saúde de São Paulo, Luiz Roberto Barradas Barata, morreu aos 57 anos, na noite deste último sábado (17/07), vítima de um infarto do miocárdio. Ele sentiu-se mal em casa e deu entrada no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia já com parada cardíaca. Foi imediatamente atendido pela equipe médica, mas apesar de todos os esforços realizados, o secretário não respondeu aos procedimentos e faleceu.

No entender do médico e reitor da Unicamp, Fernando Costa, o falecimento Luiz Roberto Barradas representa uma enorme perda para os sistemas de saúde do Estado de São Paulo e do Brasil. “Barradas teve papel importantíssimo na consolidação do SUS no país e, como secretário de Saúde, sempre contribuiu de maneira muito intensa para o desenvolvimento da área de saúde da Unicamp”, lamentou Costa.

O diretor-superintendente do HES, Lair Zambon, recebeu com muita tristeza a notícia da morte de Barradas. Segundo ele o secretário detinha um elevado espírito público de respeito pelo dinheiro como poucos nesse país. “O empenho em que se lançava à defesa dos interesses da saúde pública no Estado era uma de suas características mais fortes. Trata-se de uma perda quase que irreparável para o Brasil e para o SUS”, lamenta Zambon. Nos últimos anos, Barradas esteve por diversas vezes no HES-Unicamp, inclusive acompanhando os governadores Mário Covas, Geraldo Alckmin e Claudio Lembo.

Médico sanitarista e um dos fundadores do Sistema Único de Saúde brasileiro, Barradas estava à gente da secretaria desde 2003. Entretanto, o diálogo com a Unicamp vinha antes mesmo de assumir a secretaria. Barradas foi um dos idealizadores das organizações sociais de saúde (OSS) em São Paulo, que completaram 12 anos em 2009. “Mesmo não sendo uma OSS, o HES-Unicamp foi a primeira unidade do interior a ser administrada por meio do sistema de parcerias com muitas discussões prévias, inclusive com Barradas”, recorda o diretor-superintendente Lair Zambon.

Desde 2000, a Unicamp que integra o modelo da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo atuando na lógica de gestão e qualidade das organizações sociais de saúde. “O HES está firmemente comprometido com o Governo do Estado nesses propósitos. A sólida parceria que une a Unicamp a SES tem ajudado a consolidar um sistema de saúde moderno, em sintonia com os ensinamentos de nossa universidade seja na assistência, na qualidade de atendimento ou na qualificação profissional”, destacou Zambon.

Formado pela Santa Casa de São Paulo em 1976, em 1978 especializou-se em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP). Possui especialização em Administração de Serviços de Saúde e Administração Hospitalar pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O secretário Barradas tinha a Unicamp como um parceiro importante para a melhoria da qualidade da saúde pública na Região.

O secretário assessorou os ex-ministros da Saúde Adib Jatene e José Serra, foi chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo na gestão do ex-prefeito Mário Covas e secretário-adjunto de Saúde nos governos Covas e Geraldo Alckmin. Ele assumiu a pasta a qual chefiava em janeiro de 2003, durante a gestão Alckmin. Sob seu comando a Secretaria de Estado da Saúde entregou 31 novos hospitais, criou o programa Dose Certa para distribuição de medicamentos básicos à população, construiu o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, entregou duas novas fábricas de remédios, construiu uma fábrica de vacinas, idealizou e entregou os Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) e idealizou a lei antifumo.

O velório ocorreu durante todo o domingo no salão nobre da Provedoria da Santa Casa de São Paulo e o corpo foi levado para cremação nesta segunda-feira (19/07).

Caius Lucilius com Paula Conceição