HES promove mutirão de cirurgia da mão

Integrando uma campanha do Dia Estadual de Mutirão na Saúde, do Governo do Estado, o HES-Unicamp promoveu no dia 23 […]

Autor: admin

Integrando uma campanha do Dia Estadual de Mutirão na Saúde, do Governo do Estado, o HES-Unicamp promoveu no dia 23 de outubro, o 1º mutirão de cirurgia da mão. As cirurgias foram realizadas em pacientes com síndrome de túnel do carpo grave ou vítimas de acidente de trabalho, triados no hospital e que aguardavam o procedimento.

O procedimento foi escolhido pelo hospital por ser uma cirurgia que representa um “gargalo” na região. Três equipes de cirurgiões especializados estiveram operando simultaneamente. Os pacientes selecionados realizaram exames de eletroneuromiografia que é uma comprovação definitiva do diagnóstico.

A síndrome do túnel do carpo, também chamada de síndrome do túnel carpal, é uma doença causada pela compressão do nervo mediano, responsável pela inervação da região externa da mão. Segundo os médicos em cerca de 65% dos casos, a síndrome do túnel do carpo atinge os punhos bilateralmente. A cirurgia é um tratamento definitivo e vai eliminar os sintomas.

O principal sintoma é a parestesia que ocorre fundamentalmente na região da enervação do nervo mediano, ou seja, no polegar, no indicador, no dedo médio e na face interna do dedo anular. É uma sensação de formigamento que se manifesta mais à noite por causa da retenção de líquido comum nesse período.