Unicamp tem dois hospitais entre os melhores do Estado na avaliação dos pacientes

A Unicamp tem dois hospitais entre os 10 melhores do Estado na avaliação dos usuários do SUS – categoria maternidade: […]

Autor: admin

A Unicamp tem dois hospitais entre os 10 melhores do Estado na avaliação dos usuários do SUS – categoria maternidade: O Hospital Estadual Sumaré (HES-Unicamp) e o Hospital da Mulher – CAISM. O anúncio aconteceu na noite desta quarta-feira (03-03), em São Paulo, com a presença do governador José Serra. Já o melhor hospital público do Estado de São Paulo – categoria geral – fica em Ribeirão Preto. O segundo melhor, na capital paulista.

O provão do SUS” é promovido pela Secretaria de Estado da Saúde desde 2008. Nesta edição, a pesquisa ouviu 158 mil pacientes que passaram por internações e exames em 630 estabelecimentos de saúde conveniados à rede pública paulista, entre março de 2009 e janeiro de 2010. “O critério mais importante é como o paciente viu e sentiu o atendimento que ele recebeu. É uma pesquisa feita diretamente. Ela avalia o acolhimento e o que o paciente recebeu em matéria de tratamento”, disse o governador José Serra durante a cerimônia de premiação dos hospitais.

Entre os hospitais-maternidades, o Hospital da Mulher-CAISM (4º lugar) conseguiu a nota média 9,012 e o HES somou 8,930 (10º lugar). “É uma imensa satisfação estar entre os cinco melhores hospitais maternidades e o mérito é de toda a comunidade sem distinção”, enfatiza Ângela Bacha diretora associada Hospital da Mulher-CAISM. Para ela o melhor da pesquisa é a avaliação ser feita pelo usuário, o que demonstra a confiança dos pacientes na instituição.

“Para nós a surpresa se deve ao fato de atuarmos como hospital geral e maternidade e vai de encontro a todos os diferenciais do hospital como as certificações de acreditação”, comenta Zambon. O HES realiza em média 2500 partops ano. O primeiro hospital maternidade (Hospital Santa Marcelina) no provão do SUS teve a nota de 9,126.

Considerado a maior unidade hospitalar de atenção à saúde da mulher e do recém nascido do interior do Estado de São Paulo, o Hospital da Mulher-CAISM dispõe de 140 leitos distribuídos entre as especialidades da Obstetrícia, Neonatologia, Ginecologia, Oncologia Ginecológica e Mastologia, por onde já passaram mais de 1,5 milhão de pacientes. Em 24 anos de atividades, o Hospital da Mulher-CAISM já realizou mais de 60 mil partos, a maioria de alto risco.

 Na categoria Hospital geral o primeiro lugar ficou com o Hospital Estadual de Ribeirão Preto, que foi inaugurado em 2008. A nota média dada pelos pacientes foi de 9,493. O vice-campeão estadual, e primeiro colocado entre os hospitais da capital paulista, foi o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira, entregue no dia 6 de maio de 2008 para ser o maior centro especializado em oncologia da América Latina, que recebeu nota 9,463 dos pacientes.

Foram eleitos vencedores os hospitais que tiveram maior pontuação média entre as unidades que tiveram 100 ou mais respostas encaminhadas pelos usuários. Os pacientes receberam o formulário da pesquisa pelo correio, depois do tratamento a que se submeteram, e puderam responder gratuitamente pela internet, carta-resposta ou por telefone.

O “provão” do SUS tem como objetivo monitorar a qualidade de atendimento e a satisfação do usuário, reconhecer os bons prestadores, identificar possíveis irregularidades e ampliar a capacidade de gestão eficiente da saúde pública. Na pesquisa foram avaliados o grau de satisfação com o atendimento recebido pelos pacientes, nível do serviço e dos profissionais que prestaram o atendimento, qualidade das acomodações e tempo de espera para a internação. Para a classificação das maternidades também foram incluídas perguntas específicas sobre humanização do parto.

“Esta pesquisa é muito importante para termos uma resposta do usuário em relação aos serviços prestados pelas unidades conveniadas ao SUS, verificando o que está andando bem e o que ainda precisa melhorar. A premiação aos hospitais bem mais colocados no ‘provão’ é uma maneira de reconhecer o trabalho e o empenho dessas instituições em favor da saúde pública”, diz o secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Todos os 20 hospitais finalistas receberam uma placa especial da Secretaria, em reconhecimento ao nível de excelência do atendimento que prestam à população.

Caius Lucilius com Paula Conceição