O Serviço de Ouvidoria do Hospital Estadual Sumaré recebeu diversas denúncias de que estariam ocorrendo ligações telefônicas de supostos médicos do hospital, para familiares de pacientes internados na UTI adulta do HES-Unicamp.
A intenção destas ligações para os familiares seria a cobrança por exames específicos e complementares para os pacientes internados, em função da falta de recursos financeiros do HES-Unicamp, o que não é verdade.
Diante da denúncia, os funcionários do HES-Unicamp conseguiram alertar os familiares em tempo para evitar depósitos em contas bancárias, de que se tratava de um golpe praticado por marginais e que serão investigados pelas autoridades policiais.
A direção do HES-Unicamp alerta à todos usuários da instituição e à comunidade, que não realiza qualquer tipo de cobrança por qualquer tipo de serviço oferecido pelo hospital e que qualquer suspeita ou tentativa, avisar imediatamente as autoridades policiais e a Ouvidoria do HES-Unicamp.
Adicionalmente, a direção do HES-Unicamp está tomando medidas internas para averiguar se o vazamento das informações foi através de hackers ou com facilitação interna. O Boletim de ocorrência foi lavrado no Primeiro Distrito Policial de Sumaré;
A direção do HES-Unicamp reafirma seu compromisso com o SUS para prestar um atendimento digno aos pacientes, sempre de acordo com o alto grau de responsabilidade e de eficiência que o qualificou como principal referência no sistema de saúde da microrregião de Sumaré.
Superintendência do HES-Unicamp
Caius Lucilius