Pauê, triatleta paraolímpico participa do Dia do Desafio no HES

Em comemoração ao Dia do Desafio, o SESC Campinas promoveu no último dia 25 para os colaboradores do HES-Unicamp, uma […]

Autor: Caius

Em comemoração ao Dia do Desafio, o SESC Campinas promoveu no último dia 25 para os colaboradores do HES-Unicamp, uma palestra motivacional com o triatleta paraolímplico Paulo Eduardo Chieffi Aagaard, mais conhecido como Pauê, o primeiro biamputado no Brasil e o primeiro surfista bi-amputado no mundo. Pauê chegou acompanhado da equipe do SESC e foi recebido pela diretora de Assistência, Maria Isabel Higasi Narvion.

Tetracampeão internacional e pentacampeão brasileiro na categoria triathon, Pauê provocou emoções ao relator sua vida, seus desafios e suas vitórias como cidadão e atleta bi-amputado. Pauê reletou que tudo aconteceu na noite do dia 8 de junho do ano de 2000, na cidade de São Vicente. “Nessa noite, quando atravessava uma linha desativada de trem como sempre fazia, fui atropelado por uma locomotiva apagada que transitava apagada”, disse.

Pauê relatou aos colaboradores que depois de quase morrer no hospital, após amputação de membros inferiores e internado por 58 dias; pode apreender como superar momentos críticos com muita luta e apoio familiar. Hoje aos 36 anos, Pauê atribui ao esporte, antes e depois do acidente, o motivo para dar a volta por cima. “Por eu estar vivo surgiu a esperança que foi o maior trampolim para eu continuar aquilo que sempre amei: o esporte”, enfatizou Pauê.

Após a palestra ele e as profissionais de educação física do SESC promoveram os 15 minutos de atividades entres os colaboradores do HES-Unicamp, de uma forma mais descontraída como uma prática simbólica de alguma atividade física. O evento foi organizado pelo RH do HES-Unicamp.

DIA DO DESAFIO – Tudo começou durante um rigoroso inverno em 1983 no Canadá, o prefeito de uma pequena cidade canadense sugeriu uma ação que necessitava da colaboração de todos. Ele propôs que, às 15h de determinado dia, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem durante 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo. Além de estimular a realização de atividade física, a iniciativa ocasionou a economia de energia elétrica, que pôde ser calculada pelo número de pessoas envolvidas na atividade.

No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio, que tem a proposta de despertar o interesse pela prática de esportes e atividades físicas, por meio de uma competição amigável entre cidades.

A competição é apenas estímulo à participação, o objetivo principal é a conscientização em massa da população, da importância, dos benefícios e de como é simples praticar atividades físicas regularmente. Quem sai ganhando são os envolvidos, que exercitam a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário.

A ideia teve sequencia e o Dia do Desafio passou a ser realizado todos os anos na última quarta-feira do mês de maio, em todo o mundo, e cresce em número de cidades e em total de participantes. O Sesc em São Paulo realizou o evento no Brasil pela primeira vez em 1995, em parceria com a The Association for International Sport for All (TAFISA). No mesmo ano, Pelé (então Ministro extraordinário do Esporte) participou do lançamento, afirmando “Vamos incentivar todos os brasileiros à praticarem esportes”.

No Dia do Desafio, todos os participantes são considerados vencedores. Afinal, além de exercitarem o corpo, praticam a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário. Porém há uma disputa saudável entre cidades de mesmo porte populacional e o município vencedor será aquele que mobilizar a maior porcentagem de pessoas em relação ao seu número de habitantes. Nesse sentido, a competição é apenas um estímulo à mobilização e o prêmio é a melhoria na qualidade de vida das pessoas.

Saiba mais sobre o triatleta Paue em seu site www.paue.com.br

Caius Lucilius