Secretário de Saúde, prefeito e reitor da Unicamp inauguram AME de Mogi Guaçu

O prefeito de Mogi Guaçu, Paulo Eduardo de Barros, o secretário de Estado da Saúde, Nilson Ferraz Paschoa (Foto), o […]

Autor: Caius

O prefeito de Mogi Guaçu, Paulo Eduardo de Barros, o secretário de Estado da Saúde, Nilson Ferraz Paschoa (Foto), o reitor da Unicamp, Fernando Ferreira Costa e o diretor da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), Mário Saad, inauguram às 11 horas desta sexta-feira (27/08), o Ambulatório Médico de Especialidades – AME de Mogi Guaçu. A administração da Unidade é de responsabilidade da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Este é o quinto AME entregue à população sob responsabilidade da Universidade.

O AME-Mogi Guaçu oferecerá serviços de 23 especialidades clínicas com diversos exames de média complexidade entre eles, audiometria, teste ergométrico, eletroneuromiografia, eletroencefalografia, ecorcardio, endoscopias digestivas, mamografia e urodinâmica. A nova unidade de saúde começou a funcionar no dia 15 de julho e terá capacidade de realizar 10 mil consultas ambulatoriais/mês, quando estiver operando em plena capacidade. O AME vai atender uma população de 320 mil habitantes das cidades de Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Itapira e Estiva Gerbi.

A unidade instalada no bairro Vila Paraíso, foi reformada em 18 meses e está instalada em uma área de 2.000 metros quadrados. No espaço estão instalados equipamentos modernos que vão permitir a agilidade necessária ao diagnóstico de diversas doenças. O AME atenderá pacientes que tenham doenças que necessitem maior investigação, encaminhados por médicos da rede básica e os cujos tratamentos exijam o concurso de um especialista. Os encaminhamentos serão através das prefeituras locais.

Para o coordenador do AME Mogi Guaçu, professor Renato Passini Júnior, a participação da Unicamp na gestão dos AMES permite a universidade cumprir sua missão de extensão de serviços especializados para a população de referência destes ambulatórios. “Certamente estamos colaborando no processo de ampliação e qualificação do atendimento médico para os usuários do SUS da região, reduzindo tempo de espera para a realização de diagnósticos e tratamentos necessários para a melhoria da saúde da população atendida”, esclarece Passini.

No pleno funcionamento a Unidade contará com 120 profissionais – sendo 70 médicos. A maioria dos médicos que trabalharão no AME são egressos de programas de residência da Unicamp. Além do atendimento médico, o AME-Mogi também vai oferecer consultas de psicologia, fonoaudiologia e nutrição com programas especiais de cuidado com os portadores de diabetes e hipertensão. O funcionamento do AME será das 7 às 19 horas e a meta é estar 100 por cento operacional em outubro de 2011.

As especialidades oferecidas são: Acupuntura, Alergologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Dermatologia, Endocrinologia, Endocrinologia Infantil, Gastroenterologia, Obstetrícia (alto risco), Hematologia, Infectologia, Mastologia, Nefrologia, Neurologia, Neurologia Infantil, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pneumologia, Proctologia, Reumatologia e Urologia.

Caius Lucilius

AME Mogi Guaçu – Rua Conselheiro José Franco de Godoy, nº 50, Vila Paraíso