Prefeito Dalben participa da inauguração da sede própria da Casa Apoio do HES

O prefeito Luiz Dalben inaugurou no dia 30/3, a sede própria da Casa Apoio “Viva Feliz” do Hospital Estadual Sumaré, […]

Autor: Caius

O prefeito Luiz Dalben inaugurou no dia 30/3, a sede própria da Casa Apoio “Viva Feliz” do Hospital Estadual Sumaré, que oferece acolhimento gratuito à familiares de pacientes internados na instituição. A ouvidora Rose Basso foi a representante do HES-Unicamp no evento. Em 18 anos de atividades, mais de seis mil pessoas já foram atendidas. A Casa de Apoio possui 24 leitos destinados a adultos e quatro para bebês recém-nascidos.

Uma trajetória de luta e persistência que Maria Irene Garcia Denadai, fundadora do grupo, se dedicou desde 2001, ano de falecimento do pai, Antônio Garcia, que foi paciente do HES-Unicamp. “Como convivi no dia a dia a rotina das enfermarias e UTIs, senti o drama dos familiares de pacientes que vinham de outras cidades e não tinham onde ficar quando seus parentes eram internados”, recorda Denadai.

2001 também foi o ano de fundação do Grupo de Voluntários Viva Feliz – Instituição Antonio Garcia. A primeira sede da instituição foi uma casa térrea de 50 metros quadrados, alugada e situada há quatro quadras do hospital. A inauguração na época foi feita pelo reitor da Unicamp, Carlos Henrique de Brito Cruz, pela diretora administrativa do HES-Unicamp, Eunice Hirata e pela diretora da FCM, Lílian Costallat.

Hoje a nova Casa Apoio “Viva Feliz” está localizada ao lado do hospital – cerca de 200 metros. O local da nova sede é uma concessão da Prefeitura por 30 anos e levou seis anos para ser construída e mobiliada. Instalada em um terreno de 350 m2, dispõem de quartos coletivos, quartos individuais e quartos para pais e filhos. O sobrado tem uma ampla sala de convivência para adultos, uma brinquedoteca, oficina de atividades artesanais, refeitório, cozinha, área de recebimento de doações e um escritório.

“Na Casa de Apoio, os parentes de pacientes encaminhados pelo Serviço Social do hospital usufruem de alimentação, banho, descanso diurno e noturno, atividades artesanais, e principalmente, ficar perto dos familiares”, assegura o presidente Sebastião Dias. Entretanto, diz, a Casa de Apoio também auxilia na entrega de medicamentos, roupas, cestas básicas e equipamentos de auxílio como cadeiras de roda e muletas.

O Grupo de Voluntários Viva Feliz – Instituição Antonio Garcia é mantido por doações e seus principais mantenedores são a Pró-Vida, Central do Dízimo de Americana, a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Sumaré (Acias), Rotary e Lions Club, Maçonaria, além de doadores anônimos de alimentos. Cerca de 100 voluntários dão apoio às atividades da casa.

A cerimônia de inauguração foi conduzida pelo atual presidente, Sebastião Dias, pela vice-presidente, Maria Irene Garcia Denadai e contou com a presença de autoridades locais como o prefeito de Sumaré, o deputado estadual Dirceu Dalben, o presidente da Câmara, Willian Souza, o vereador Décio Marmirolli, além do padre Emerson Ginetti, padre Claudiney de Almeida, pastor Tércio, voluntários, apoiadores e artistas convidados.

 

Caius Lucilius