Reitor da Unicamp recebe do IQG Recertificação de Excelência do HES-Unicamp

Pela quarta vez, o Hospital Estadual Sumaré Dr. Leandro Francheschinni foi recertificado com excelência pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG). O […]

Pela quarta vez, o Hospital Estadual Sumaré Dr. Leandro Francheschinni foi recertificado com excelência pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG). O processo foi concluído no final de março, pelos auditores do IQG e entregue nesta terça-feira (23/4) ao reitor da Unicamp, Marcelo Knobel e ao diretor-superintendente do HES-Unicamp, Maurício Wesley Perroud Júnior em um auditório lotado de colaboradores.

A entrega oficial da recertificação foi feita pelo diretor do IQG, Rubens José Covelo, que abriu os discursos do evento. Ele recordou a longa parceria entre IQG e o HES-Unicamp, que começou dois anos após a inauguração do hospital em 2000. “Tenho muito orgulho dessa parceria que cresceu e virou case de sucesso. Aqui sempre se coloca o paciente no centro das decisões junto com equipe e família. Isso é humanização com qualidade”, disse Covelo.

A primeira Certificação de Excelência ocorreu em 2006 e credenciou o HES-Unicamp como o primeiro hospital público no País a chancelar esta certificação. Na prática, a manutenção da Acreditação de Excelência assegura o compromisso da instituição e de seus colaboradores 100% focados na qualidade da assistência e do paciente, requisitos essenciais para um hospital público de alto padrão.

Durante a auditoria foram reforçados novos pontos fortes da recertificação: Centro formador de profissionais através do ensino e pesquisa; cuidados paliativos com pacientes; a casa de apoio às famílias de pacientes; os simulados para atendimento de múltiplas vítimas em parceria com o município.

Maurício Perroud traçou relatos da história do HES-Unicamp, antes mesmo dele começar a funcionar. “Acredito que esse embrião começou no antigo hospital Conceição Imaculada que ficou sob gestão da Unicamp por alguns anos”. Entretanto, Perroud foi enfático ao dar o mérito de todas as certificações e recertificações (ver abaixo) aos colaboradores atuais e os que já passaram pela instituição.

“A gestão da qualidade ONA e Canadá mexeu com todo hospital, em que o foco principal é a segurança do paciente e humanização. Ela só existe se houver gestão de processos que tem pessoas por trás que aliás, prefiro chamar de Família HES, a grande responsável pelo hospital ser mais eficiente na assistência e, evidentemente, na melhor gestão dos recursos e até o ensino”, ressaltou Perroud.

O superintendente do Hospital de Clínicas, Antonio Gonçalves Filho e o diretor executivo da Área da Saúde, Manoel Barros Bertolo prestigiaram a cerimônia e também elogiaram todos os colaboradores presentes e ausentes. O reitor Marcelo Knobel encerrou o evento dizendo “Vocês podem ter certeza que este é um momento importantíssimo para todos aqui e para a Unicamp. É uma satisfação contar com um hospital de excelência sob nossa administração”, destacou Knobel.

Esta é a certificação mais alta no padrão da Acreditação Hospitalar do IQG e assegura aos usuários a excelência na qualidade da assistência à saúde, segurança e a excelência na gestão administrativa. Em 2009, o hospital foi o primeiro no país, entre os 36 com a Acreditação de Excelência, a assegurar a recertificação, que ocorre a cada três anos.

ONA 1: 2002
ONA 2: 2003