Reitor empossa novo superintendente do HES-Unicamp

O médico Luiz Roberto Lopes assumiu na manhã desta quinta-feira (03/06) a direção do Hospital Estadual Sumaré (HES-Unicamp), administrado pela […]

O médico Luiz Roberto Lopes assumiu na manhã desta quinta-feira (03/06) a direção do Hospital Estadual Sumaré (HES-Unicamp), administrado pela Unicamp desde sua inauguração em 2000. O gastrocirurgião e docente da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) substitui Lair Zambon, que permaneceu no cargo por quase 15 anos. Luiz Roberto Lopes foi empossado como diretor-superintendente pelo reitor José Tadeu Jorge durante cerimônia realizada no auditório do Centro de Ensino e Pesquisa do HES.

O novo superintendente formou-se em medicina pela Unicamp em 1982. Doutorou-se em 1998 e dez anos depois assumiu a livre docência na FCM. Com vasta experiência em cirurgia na área de gastroenterologia, o médico ocupou vários cargos de gestão no Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp. “O Hospital de Sumaré possui um alto padrão de atendimento, com uma certificação em nível nacional e internacional. Ele é um dos primeiros hospitais públicos do país a alcançar este nível. O principal objetivo da minha gestão será manter este padrão de qualidade e ampliar o seu campo de atuação, tanto na área assistencial à população, como no campo de ensino, como estágio para os alunos da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp”, prometeu o novo diretor.

“Gostaríamos de ter alguns equipamentos especiais diferenciados, para realizar, por exemplo, o serviço de hemodinâmica, que faz o cateterismo cardíaco. Para isso nós precisamos da liberação de recursos. Temos ambiente, estrutura, profissionais capacitados e o local para fazer isso. Sabemos que os recursos financeiros são finitos, sobretudo na área da saúde no Brasil. Mas vamos superar estes desafios porque a característica da gestão Unicamp é fazer mais e melhor com o mínimo de recurso financeiro”, acrescentou.

O pneumologista Lair Zambon, também docente da FCM, participou da gestão do hospital desde a sua implantação, em 2000. Ele afirmou que enfrentou muitas dificuldades, sobretudo no início, mas que elas não impediram que o HES se tornasse um dos melhores hospitais brasileiros de atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Nestes mais de 14 anos à frente do Hospital nós fizemos em torno de 180 mil internações, 115 mil cirurgias, 35 mil partos. Tivemos acreditação hospitalar em nível 1, 2 e 3, coisa que poucos hospitais no Brasil têm. Recentemente tivemos uma certificação internacional, do Canadá. O HES é considerado hospital sentinela, hospital amigo da criança. Já foi reconhecido entre os cinco melhores hospitais do Brasil numa avaliação feita pelos usuários do SUS”, disse Zambon, que recebeu diversas homenagens de funcionários na presença dos filhos e esposa.

Lair Zambon relatou em seu discurso as inúmeras dificuldades durante todos esses anos para o HES chegar onde está e reafirmou que o apoio da FCM e da reitoria foi crucial para o sucesso da instituição. “Eu tenho imenso orgulho de ter contribuído com estas conquistas, agradeço a toda a equipe que esteve comigo nestes anos todos. Este orgulho só não é maior do que o proporcionado pelo reconhecimento que o hospital tem junto à população”.

O ex-superintendente do HES-Unicamp tem a certeza de que ao consolidar seu espaço no cenário regional, a instituição provou em sua trajetória rumo à “maioridade”, que inovar em gestão dos recursos públicos e na qualidade da assistência, sem esquecer do capital humano é requisito fundamental para o desenvolvimento da saúde pública. ” Essa missão nos foi confiada pelo ex-governador Mário Covas e tenho certeza que respondeu aos anseios da população da região”, disse.

O reitor José Tadeu Jorge afirmou que o Hospital Estadual Sumaré presta um serviço inestimável não só a população de Sumaré, mas de toda a região do entorno pela qualidade dos seus serviços. “Estamos diante de um caso de sucesso. E o HES possui reconhecimento numa área que é emblemática para o país, que é a saúde”, apontou Tadeu Jorge, agradecendo a Zambon e desejando sucesso a Luiz Roberto Lopes.

As homenagens começram um um vídeo-depoimento de vários colaboradores. Em seguida, a funcionária Fabiana da Silva Carolino fez um agradecimento ao diretor, Lair Zambon, contanto um pouco da sua trajetória e crescimento dentro da instituição. Outra homenagem foi conduzida pela técnica de enfermagem, Nilsa Maria Rodrigues Junco, a 1ª funcionária registrada no hospital, que em nome de todos colaboradores entregou uma placa com a mensagem: “Os colaboradores, docentes e alunos têm a honra de parabenizá-lo pelo profissionalismo, seriedade e competência dedicados nesses 15 anos ao Hospital Estadual Sumaré. Nessa trajetória você deixou sua marca. São pessoas como você que nos orgulham e temos o prazer de homenagear”.

Também participaram da cerimônia de posse, a prefeita de Sumaré, Cristina Bredda Carrara; o coordenador-geral da Unicamp, Alvaro Penteado Crósta, o diretor da FCM, Mário Saad, a diretora-executiva da AGENCAMP, Ester Viana, além de funcionários do hospital, membros da reitoria da Unicamp, Faculdade de Ciências Médicas, Funcamp, médicos e diretores de órgãos e unidades de ensino.

Caius Lucilius com Silvio Anunciação

Fotos – Caroline Roque