Retinografia digital e de fotocoagulação com laser soma 600 pacientes

O Hospital Estadual Sumaré (HES-Unicamp) completou seis meses de atendimento com um novo aparelho de retinografia digital, tendo atendido nesse […]

O Hospital Estadual Sumaré (HES-Unicamp) completou seis meses de atendimento com um novo aparelho de retinografia digital, tendo atendido nesse período mais de 600 pacientes (327 retina e 313 fotocoagulação). O procedimento atende uma demanda reprimida na região vinculada ao hospital e ao AME de Santa Bárbara do Oeste. O exame de retinografia digital consiste numa documentação fotográfica da retina ou do nervo óptico feita com o auxilio de uma moderna câmera digital adaptada para focar o fundo do olho.

De acordo com o oftalmologista Luis Eduardo Duarte a principal utilização do equipamento tem sido para avaliação de retinopatia diabética, que concentra boa parte da demanda. Além disso, explica, o exame contribui no diagnóstico e acompanhamento de outras doenças da retina como oclusões vasculares, malformações vasculares, doenças inflamatórias (serosa central, edema macular, neuropatias), degeneração macula relacionada à idade e tumores da retina.

Segundo Luis Eduardo, o exame com imagens de alta definição é muito útil para documentar e acompanhar a evolução de alterações na retina, no nervo óptico e nos vasos sanguíneos. “As imagens também documentam a eficácia de tratamentos propostos no acompanhamento de doenças progressivas”, esclarece o médico do HES. O exame deve ser feito com a pupila dilatada e demora cerca de 5 a 10 minutos.

O procedimento com contraste, também conhecido como angiofluoresceinografia, é um exame em que se obtém imagens digitais da retina após a injeção de um contraste (fluoresceína sódica) em uma veia do antebraço ou mão, avaliando o seu trajeto nos vasos da coróide e retina.

Após realização da retinografia, os pacientes que precisam de procedimento mais complexo como a fotocoagulação com laser já podem fazer seu tratamento no próprio serviço de Retina do HES. Esse tipo de procedimento com laser é utilizado para tratamento de várias doenças da retina, especialmente a retinopatia diabética.

Tem aplicação também nas degenerações periféricas da retina, evitando o descolamento da mesma, podendo também ser usado na cirurgia para correção do descolamento de retina. O tratamento com raios laser é capaz de evitar a cegueira em alguns casos de retinopatia diabética.