O
professor e superintendente do Hospital Estadual Sumaré, Maurício
Perroud
Jr
é
um dos coautores de um dos capítulos do livro “Experiência
do Colaborador – Na Teoria e Muita Prática”,
da Rokkets Editora. O lançamento foi nesta segunda feira (11), na
Livraria Cultura, localizada no Conjunto Nacional, na avenida
Paulista, em São Paulo. Esta é a primeira edição no Brasil que
reúne em 335 páginas, práticas em Patient Experience (PX), com
cases tanto na esfera pública quanto na privada, direcionadas para
profissionais da saúde, gestores e interessados no tema.
O
termo Patient Experience, que destaca a importância de colocar o
paciente no centro das decisões, tem sido uma mudança significativa
nas organizações. O livro busca expandir essa abordagem para o
setor da saúde, trazendo a visão de profissionais atuantes na área
e mostrando como algumas empresas estão implementando práticas
inovadoras para melhorar a experiência dos pacientes. Entre as
empresas presentes do livro, estão UNIFESP, Hospital Israelita
Albert Einstein, Hospital Sírio-Libanês, Hospital Estadual Sumaré,
Grupo Fleury, Bradesco Seguros entre outros.
Maurício
Perroud
assegura que a determinação da gestão do hospital em adotar
processos focados na gestão da qualidade, como ONA e Accreditation
Canada, foram
decisivos para os projetos focados
nas necessidades do paciente. Desta forma, o HES foi dividido em três
linhas de cuidado (LC) de acordo com o perfil de paciente atendido:
cirúrgico, clínico e materno-infantil. “Para cada LC, foi montado
um time multidisciplinar, com funcionários de diversos setores,
responsável por implementar e gerenciar as rotinas de cada linha,
que está relacionada aos conceitos de ‘people
centered care’,
uma evolução a partir do ‘patient
centered care’,
onde o foco não está limitado apenas ao paciente, mas a toda
estrutura da instituição.
Durante uma mesa redonda, Maurício Perroud esclareceu que o HES-Unicamp tem 22 anos, é um hospital público, que contrata os colaboradores por CLT e não paga salários acima da média do mercado. Ele ressalta que certeza de prestar uma assistência de qualidade e segura ao paciente tem um forte impacto no profissional de saúde. “Em um setor no qual o ‘turn over’ habitualmente é alto, a retenção de talentos é essencial para manter os processos e a cultura institucional”, afirma.
“Ainda assim, 33% dos auxiliares de enfermagem, 39% dos técnicos de enfermagem, 30% dos enfermeiros assistenciais; 100% dos enfermeiros com cargo de chefia e 42% dos médicos têm mais de 10 anos de contrato”, destacou Perroud que acrescentou “O que os retêm? A certeza de um trabalho bem-feito e o agradecimento de cada paciente e familiar”. Mauricio lembrou ainda que a gestão da saúde é complexa e o imprevisto sempre bate à porta.
“O interesse pela Experiência do Paciente tem crescido consideravelmente nos últimos anos. Pouca literatura aborda o assunto, principalmente no Brasil. Reunimos especialistas e líderes de instituições de saúde para compartilhar as práticas em PX em diferentes áreas do setor. O livro certamente será uma fonte para todos os profissionais e organizações que buscam aprimorar a jornada do paciente”, destaca Christiano Bem, co-idealizador do livro e fundador da Rokkets Group.
Caius Lucilius / fotos: Emoções Filmes