Superintendente assina capítulo de livro sobre Patient Experience

O professor e superintendente do Hospital Estadual Sumaré, Maurício Perroud Jr é um dos coautores de um dos capítulos do […]

Autor: Caius

O professor e superintendente do Hospital Estadual Sumaré, Maurício Perroud Jr é um dos coautores de um dos capítulos do livro “Experiência do Colaborador – Na Teoria e Muita Prática”, da Rokkets Editora. O lançamento foi nesta segunda feira (11), na Livraria Cultura, localizada no Conjunto Nacional, na avenida Paulista, em São Paulo. Esta é a primeira edição no Brasil que reúne em 335 páginas, práticas em Patient Experience (PX), com cases tanto na esfera pública quanto na privada, direcionadas para profissionais da saúde, gestores e interessados no tema.

O termo Patient Experience, que destaca a importância de colocar o paciente no centro das decisões, tem sido uma mudança significativa nas organizações. O livro busca expandir essa abordagem para o setor da saúde, trazendo a visão de profissionais atuantes na área e mostrando como algumas empresas estão implementando práticas inovadoras para melhorar a experiência dos pacientes. Entre as empresas presentes do livro, estão UNIFESP, Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Sírio-Libanês, Hospital Estadual Sumaré, Grupo Fleury, Bradesco Seguros entre outros.

Maurício Perroud assegura que a determinação da gestão do hospital em adotar processos focados na gestão da qualidade, como ONA e Accreditation Canada, foram decisivos para os projetos focados nas necessidades do paciente. Desta forma, o HES foi dividido em três linhas de cuidado (LC) de acordo com o perfil de paciente atendido: cirúrgico, clínico e materno-infantil. “Para cada LC, foi montado um time multidisciplinar, com funcionários de diversos setores, responsável por implementar e gerenciar as rotinas de cada linha, que está relacionada aos conceitos de ‘people centered care’, uma evolução a partir do ‘patient centered care’, onde o foco não está limitado apenas ao paciente, mas a toda estrutura da instituição.

Durante uma mesa redonda, Maurício Perroud esclareceu que o HES-Unicamp tem 22 anos, é um hospital público, que contrata os colaboradores por CLT e não paga salários acima da média do mercado. Ele ressalta que certeza de prestar uma assistência de qualidade e segura ao paciente tem um forte impacto no profissional de saúde. “Em um setor no qual o ‘turn over’ habitualmente é alto, a retenção de talentos é essencial para manter os processos e a cultura institucional”, afirma.

“Ainda assim, 33% dos auxiliares de enfermagem, 39% dos técnicos de enfermagem, 30% dos enfermeiros assistenciais; 100% dos enfermeiros com cargo de chefia e 42% dos médicos têm mais de 10 anos de contrato”, destacou Perroud que acrescentou “O que os retêm? A certeza de um trabalho bem-feito e o agradecimento de cada paciente e familiar”. Mauricio lembrou ainda que a gestão da saúde é complexa e o imprevisto sempre bate à porta.

“O interesse pela Experiência do Paciente tem crescido consideravelmente nos últimos anos. Pouca literatura aborda o assunto, principalmente no Brasil. Reunimos especialistas e líderes de instituições de saúde para compartilhar as práticas em PX em diferentes áreas do setor. O livro certamente será uma fonte para todos os profissionais e organizações que buscam aprimorar a jornada do paciente”, destaca Christiano Bem, co-idealizador do livro e fundador da Rokkets Group.

Caius Lucilius / fotos: Emoções Filmes