Superintendente faz conferência magna sobre HES na Hospitalar 2025

O diretor-superintendente do Hospital Estadual Sumaré (HES-Unicamp), professor Maurício Perroud foi o palestrante convidado pela Sociedade Brasileira para a Qualidade […]

Autor: Caius

O diretor-superintendente do Hospital Estadual Sumaré (HES-Unicamp), professor Maurício Perroud foi o palestrante convidado pela Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente, para realizar a conferência magna na III Arena Sobrasp, que aconteceu durante a 30ª edição da Hospitalar 2025, maior feira de saúde da América Latina, realizada entre os dias 20 e 23 de maio, no São Paulo Expo.

A conferência magna trouxe o tema “O valor da liderança como elemento central para o alcance do dano zero evitável”. A palestra aconteceu no dia 21 de maio, dentro da programação da Hospitalar 2025 que reuniu cerca de 80 mil visitantes, 1.200 marcas expositoras, representantes de 80 países e promoveu mais de 270 horas de conteúdo voltado às inovações do setor, abordando as principais tendências e tecnologias como saúde digital, desafios da gestão e avanços da medicina.

O superintendente do HES abordou para o publico presente a correlação entre o desenvolvimento das ações relacionadas às acreditações – ONA e Accreditation Canada – e processo de desenvolvimento da cultura organizacional do hospital. Segundo Perroud a política institucional de cultura da qualidade – que começou no início dos anos 2000, foi fundamental para a construção do valor do líder e o desenvolvimento da liderança intermediária, imprescindíveis para o desenvolvimento da autonomia e visão sistêmica entre os colaboradores.

“Com isso, a identificação e a resolução de problemas ficou mais ágil, dada a autonomia para as lideranças intermediárias, e consequentemente, a assistência tornou-se menos imprevisível. Este modelo favoreceu a retenção de talentos, independente da função, que pode ser comprovada com o tempo médio de vínculo que é de 9,5 anos. Em todas as categorias profissionais há pessoas com mais de 20 anos de casa”, frisou Perroud.

Ele acrescenta que a instituição ganha com esse ciclo virtuoso, porém o maior beneficiário acaba sendo a população atendida na instituição. “Os colaboradores permanecem no hospital porque se envolveram e se envolvem ainda mais porque permaneceram. Ou seja, a manutenção da cultura da qualidade e segurança do paciente se mantém e permite a busca contínua pelo dano zero evitável”, concluiu Perroud.

A Hospitalar é uma feira de negócios que acontece anualmente em São Paulo, que recebe profissionais e empresas do setor de saúde, reunindo os principais players da indústria, profissionais da saúde, gestores hospitalares e de empresas inovadoras do Brasil e do mundo, que apresentam as novidades tecnológicas do setor. O tema da aula magna apresentada foi O valor da liderança como elemento central para o alcance do Dano Zero Evitável”

Caius Lucilius