Governador visita HES e entrega PACS, brinquedoteca e acreditação Nível 3

O governador Cláudio Lembo escolheu o Hospital Estadual Sumaré para encerrar suas atividades públicas no interior de São Paulo. Durante […]

O governador Cláudio Lembo escolheu o Hospital Estadual Sumaré para encerrar suas atividades públicas no interior de São Paulo. Durante a visita ao HES-Unicamp, na tarde de uma terça-feira (19/12), o governador Lembo foi recebido pelo diretor do hospital, professor Lair Zambon e pelo vice-reitor da Unicamp, professor Fernando Costa. Acompanharam o governador Lembo, o secretário de Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata e o vice-prefeito de Sumaré, Juliano Camargo.

Em sua visita ao hospital, o governador entregou o sistema digital PACS de imagens, inaugurou a brinquedoteca e recebeu o Certificado de Acreditação de Nível 3 do HES-Unicamp e de outros dois hospitais estaduais (Diadema e Pirajussara). Além de conhecer as dependências do hospital, o governador Lembo assinou o contrato orçamentário para 2007 de R$ 1,1 bilhão para 22 hospitais e centros de saúde do Estado (OSS).

A entrega da certificação de excelência foi feita pelo presidente da Organização Nacional de Acreditação (ONA), Plínio Toledo. Durante a cerimônia de entrega o governador ressaltou a importância do novo modelo de gestão para o aprimoramento da qualidade dos serviços na área da saúde. “Temos aqui um hospital público de alta excelência. É um dos melhores do Brasil e fico feliz com isso”, disse Lembo.

Com a presença de mais de 30 diretores de hospitais ligados à Secretaria de Estado da Saúde, a visita do governador Cláudio Lembo ao HES, encerrou as comemorações do hospital pela conquista da Acreditação de Excelência em julho de 2006. Durante a visita, o governador presidiu a cerimônia de entrega dos certificados de Acreditação Hospitalar Nível 3 ao HES e a outros dois hospitais do Estado (Diadema e Pirajuçara), que foram os primeiros do país a obterem essa certificação.

O certificado de Acreditação Hospitalar Nível 3, a mais alta classificação para uma unidade do gênero é um fato inédito para um hospital público de ensino, já que apenas 13 hospitais no Brasil, dez privados, possuem essa certificação. Foram meses de preparação para a auditoria, realizada em julho passado pela empresa Qualisa, e que durou dois dias.

De acordo com a ONA, os outros dois hospitais públicos no Brasil que receberam juntos a mesma certificação são o Hospital Estadual de Diadema e o Hospital Geral de Pirajussara, ambos sob administração da Unifesp e também ligados a Secretaria de Estado da Saúde.

O diretor-superintendente do HES destacou em sua apresentação a importância dos hospitais gerenciados por Organizações Sociais de Saúde (OSS), quatro no interior e o restante na Grande São Paulo. “Quebramos um paradigma de anos na saúde pública, pois hoje produzimos o mesmo que um hospital semelhante com um custo médio 25% menor, e com o detalhe da elevada taxa de satisfação dos usuários: mais de 90 por cento de excelente”, frisou Lair Zambon.

Já o presidente da ONA, o médico Plínio Toledo acrescentou, “A excelência na saúde não é mais um desafio e sim uma realidade cada vez mais presente em todo País, seja no setor público ou privado” disse o presidente da ONA.