Governo do Estado entrega nova ambulância para o hospital

O Governo do Estado de São Paulo doou para o Hospital Estadual Sumaré uma nova ambulância de suporte básico ano […]

Autor: Caius

O Governo do Estado de São Paulo doou para o Hospital Estadual Sumaré uma nova ambulância de suporte básico ano 2020, modelo Renault Master, no valor de R$ 120.000,00. A incorporação amplia a frota para duas unidades já que a outra ambulância, também modelo Renault, continua em serviço desde 2008. A ambulância possui um banco baú com três lugares e capacidade total para sete profissionais, incluindo o motorista. O veículo foi entregue emplacado, documentado e com um ano de revisão incluso, sem custo adicional para o hospital.

A nova ambulância dispõem de ar-condicionado adicional para a parte traseira do veículo, sinalizadores externos, piso de material antiderrapante e lavável; armário com balcão, prateleiras, lixeira e portas corrediças; alojamento para cilindro de oxigênio (16 litros) com tubulação embutida; tomadas de 12 volts para equipamentos médicos; chicote, máscara e ponto reserva para respirador; corrimão no teto; maca articulada de alumínio e suporte escamoteável no teto para soro e sangue.

Conhecido como “Veículo de Suporte Básico”, a nova ambulância é usada para transporte inter-hospitalar (entre hospitais) de pacientes com ou sem suporte de equipamentos. “Além de hospitais de referencia, como o HES, é preciso ter transporte com segurança, com qualidade e com conforto. Então nós estamos entregando [as ambulâncias] para diversos hospitais e todas as cidades abaixo de 50 mil habitantes”, comentou o governador Geraldo Alckmin durante uma cerimônia de entrega, em Bauru.

A primeira ambulância do HES-Unicamp foi entregue com a inauguração do hospital, em setembro de 2000. O veículo, uma pick-up S10 da GM adaptada, era equipado com maca, máscara aspiradora, cilindro de oxigênio e suporte para soro e plasma. A S-10 rodou cerca de 1 milhão de quilômetros e no ano de 2009 foi desativada.

Caius Lucilius