Vice-reitor da Universidade Regional de Blumenau visita o HES

O vice-reitor da Universidade Regional de Blumenau (FURB), professor Romero Fenili, visitou nesta sexta-feira (30/03), o Hospital Estadual Sumaré. O […]

O vice-reitor da Universidade Regional de Blumenau (FURB), professor Romero Fenili, visitou nesta sexta-feira (30/03), o Hospital Estadual Sumaré. O vice-reitor, que é medico, foi recebido pelo diretor-superintendente, Lair Zambon acompanhado da diretora administrativa, Eunice Hirata, da diretora de assistência, Gisela Onuchic e do gerente geral Wagner Lourenço. O objetivo da visita foi conhecer o modelo de funcionamento do HES-Unicamp e a sua infraestrutura assistencial, administrativa e de ensino, para avaliação de um projeto de hospital para complementação das atividades do curso de medicina e áreas correlatas da FURB.

Lair Zambon destacou a importância de um modelo de hospital como o HES. “Essa proposta de funcionamento é cada vez mais adotada Brasil afora, fundamentalmente por trabalhar em sintonia com as demandas dos municípios atendidos pelo hospital e por incorporar metas de qualidade na assistência, como índice de cesarias, grau de atendimento, proporção leito x funcionário e alta resolutividade”, destacou. Lair enfatizou ainda a mobilidade da instituição em direcionar os atendimentos para as áreas com maiores gargalos na saúde regional. “Com isso custamos 25 por cento menos que um hospital semelhante sem esse modelo de gestão”, afirmou.

De acordo com o vice-reitor, que antes esteve na Faculdade de Medicina da Unicamp, o tamanho do hospital e o modelo de funcionamento coincide com a proposta de criação do hospital em estudos pela FURB. “O HES contempla bem o projeto que estamos idealizando em Blumenau, ou seja um hospital referenciado e eminentemente cirúrgico”, disse Fenili. Segundo ele, existe ainda um estudo de atendimento particular no futuro hospital da FURB, o que viabilizaria seu funcionamento como já ocorre em outros hospitais regionais do Governo de Santa Catarina.

Conforme Romero Fenili, desde a sua implantação em 1990, o curso de Medicina da FURB já formou mais de 10 turmas. O curso de Medicina da FURB tem como objetivo formar médicos com formação geral, para atuarem como Clínicos Gerais, com ênfase em Medicina de Família e Comunidade. Após a reunião na diretoria do HES, o vice-reitor conheceu diversas áreas do HES-Unicamp.